Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 26.10.2010 26.10.2010

QUINTANARIA

Foto: Chico Lima
Está em cartaz no Rio de Janeiro, um espetáculo teatral – roteiro e adaptação de Eder Faversani e direção de Anderson Aragón – que traz ao público extratos da obra de Mario Quintana: ‘Quintanaria’. Apresentado por cinco atores, o roteiro foi concebido através de prosas, contos, poesias e hai-kais, escolhidos nas principais obras do poeta, como Baú de Espantos, Preparativos de Viagem, Caderno “H”, Lili inventa o Mundo, A cor do Invisível, A Vaca e o Hipogrifo, Sapato Florido, Esconderijos do Tempo, Apontamentos de História Sobrenatural, Velório sem Defunto, A Rua dos Cataventos, entre outros títulos. 

A dramaturgia enfatiza elementos marcantes da obra do autor gaúcho, valorizando seus hai-kais, seu humor, sua simplicidade, sua forma coloquial de linguagem. Entramos em contato com imagens que provavelmente povoaram a vida do poeta, memórias afetivas.
Ajudando a contar essa história, um piano em cena compõe esse cenário de emaranhado de lembranças, no qual o pianista Flávio Paiva executa músicas ao vivo, compostas especialmente para o espetáculo.

Como observadas pela janela do último andar do Hotel Majestic onde Mario Quintana viveu solitário “escrevendo o mundo” por anos a fio, o público é convidado a observar também, pela clarabóia desse sótão as figuras e histórias que povoaram o universo do poeta.

Serviço:

‘Quintanaria’
Sala Municipal Baden Powell 
Av. Nossa Senhora de Copacabana N° 360 – Copacabana – 
Rio de Janeiro – RJ
Tel: 2255-1067
De 02 a 31 de Outubro
Sábados e Domingos às 16H
Classificação livre
Recomendamos para você