Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 31.08.2010 31.08.2010

Qual o futuro possível para as cidades?

“”Qual o futuro possível para as cidades?”” É essa a questão do Seminário Internacional Cidades, Futuros Possíveis realizado, no dia 01 de setembro, na Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro
O seminário coloca acadêmicos, especialistas e sociedade para debater sobre os dilemas enfrentados por grandes contingentes populacionais que hoje estão concentrados nas cidades. Com foco nos problemas criados a partir do desenvolvimento das grandes cidades, os conferencistas vão apresentar propostas e estratégias para conciliar diferenças étnicas e culturais em um mesmo espaço.
Na busca por um desenvolvimento democrático para o espaço urbano, estarão reunidos nomes como o pesquisador francês Guy Saez, daUniversidade de Grenoble, especializado em políticas publicas para gestão de cultural, e André Lemos (UFBA), Mário Brandão, da Associação Brasileira de Centros de Inclusão Digital e o arquiteto Manoel Ribeiro. A mesa contará com mediação de Ilana Strozenberg, pesquisadora e professora da UFRJ.
Já a segunda mesa do dia, às 14:30h, volta seu foco para o mercado informal e as políticas de segurança. “Cidade Aberta : modos de vida informal, lei e cidadania” terá a participação de Pedro Abramo (Ippur/UFRJ), do urbanista e arquiteto Sergio Magalhães e do ex- capitão do Bope, Rodrigo Pimentel. O seminário também será transmitido em tempo real pela internet, permitindo que os usuários participem por meio de ferramentas de interatividade.
O Instituto Contemporâneo de Projetos e Pesquisa realiza o seminário junto com o Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ, o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) da Universidade Cândido Mendes e a Globo Universidade (GU). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail :seminario.cidades@gmail.com
Recomendamos para você