Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 19.10.2012 19.10.2012

Próximo destino: sala de cinema

Por Edu Fernandes
 
Todos os anos, quando a Mostra de Cinema de São Paulo anuncia os filmes que serão exibidos em suas sessões, os cinéfilos começam a preparar suas programações para a maratona de projeções.
 
Em muitos casos, nessas listas pessoais, estão cineastas de renome e títulos de países com tradição em cinema. No entanto, entre as dezenas de nações com trabalhos no evento, há cinematografias que os brasileiros pouco conhecem.
 
Na edição de 2012, a história se repete, e os frequentadores da Mostra têm a chance de conhecer a produção cinematográfica de países diferentes. Confira alguns exemplos que estarão em cartaz na capital paulista de 18 de outubro a 2 de novembro.
 
A viagem pode ser curta, sem sair da América do Sul. Do Equador vem Melhor não Falar de Certas Coisas, de Javier Andrade.
 
O longa foi exibido no Festival de Miami e acompanha dois irmãos com vidas sem rumo. Paco e Luis moram com os pais e suas preocupações limitam-se a casos amorosos, música e consumo de drogas. Os dois brigam após terem a infeliz ideia de roubar um cavalo de porcelana dos pais para conseguirem o dinheiro que bancará mais drogas.
 
Cena do egípcio 'Inverno da Desilusão'
 
Se o espectador estiver disposto a “atravessar o oceano”, poderá ver filmes da África, um continente cuja produção raramente desembarca no Brasil. Do Egito vem Inverno da Desilusão, de Ibrahin El Batoot.
 
O filme se passa durante os protestos da Primavera Árabe, que, no Egito, causou a renúncia do ditador Mubarak. O roteiro segue três personagens (um ativista, um político e um jornalista) durante os dias turbulentos de 2011.
 
Pôster do luxemburguense 'Hot Hot Hot'

O cinema europeu é figurinha repetida no circuito comercial brasileiro. Contudo, praticamente só estreiam produções de poucos países, como França, Espanha e Reino Unido. Para diferentes ares da Europa, a Mostra tem algumas opções em seu cardápio.

 
Espremido ente Bélgica, Alemanha e França está o pequeno país de Luxemburgo. De lá vem a comédia surreal Hot Hot Hot, de Beryl Koltz. A produção foi exibida em Chicago, em um festival dedicado ao cinema europeu.
 
O protagonista desse longa é um tímido trabalhador de parque temático. Ele começa a mudar sua postura quando é transferido para um spa, onde tem de lidar com os frequentadores em trajes mínimos.
 
Cena do jordanense 'A Última Sexta-Feira'
 
Do Oriente Médio, fazem sucesso entre o público brasileiro filmes iranianos e israelenses. As produções dessa região constantemente abordam os conflitos religiosos entre árabes e judeus.
 
Da Jordânia vem o drama familiar A Última Sexta-Feira. O filme conta a história de um homem divorciado que se vê obrigado a acertar contas com o passado. Ele descobre que precisa fazer uma cirurgia em poucos dias, mas não tem o dinheiro para o procedimento.
 
Cena do cazaque 'Estudante'
 
Quando se fala de cinema e Cazaquistão, a maioria das pessoas se lembra de Borat. Longe das piadas do falso documentário, a Mostra 2012 traz ao Brasil o filme Estudante, de Darezhan Omirbayev. O longa fez parte da mostra Um Certo Olhar do último Festival de Cannes.
 
Inspirada no clássico romance Crime e Castigo, de Dostoiévski, a produção mostra as consequências desastrosas de um roubo que dá muito errado. Agora, o estudante de filosofia que cometeu o crime terá de lidar com o sentimento de culpa.
 
Personagens do indonésio 'Postcards from the Zoo'
 
Ainda na Ásia, o frequentador da Mostra poderá fazer uma visita ao maior arquipélago do mundo. Postcards from the Zoo (“Cartões Postais do Zoológico”, em tradução literal), de Edwin, é o representante indonésio no evento paulistano. O filme competiu pelo Urso de Ouro no último Festival de Berlim.
 
Na fronteira entre sonho e realidade, a fita acompanha Lana, uma jovem diferente. Aos três anos de idade, ela foi abandonada por seu pai no zoológico e foi criada pelos funcionários do local. Agora ela ganha a estranha companhia de um cowboy que faz mágica.
 
Esses são só alguns exemplos de viagens que podem ser realizadas durante as duas semanas da Mostra. Mais “destinos” podem ser contemplados no site oficial do evento (http://www.mostra.org/).
 
 
Recomendamos para você