Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 11.01.2013 11.01.2013

Prepare a pipoca! Conheça os filmes baseados em livros que estreiam em 2013

Atualizada em 12/1
 
Por Maria Fernanda Moraes
 
Alguns torcem o nariz. Alegam que as adaptações não são fidedignas e preferem declarar seu amor eterno às histórias narradas originalmente nos livros. Mas o fato é que o número de filmes baseados em obras literárias aumenta cada vez mais e, junto com ele, cresce também um público fiel, que está sempre à espera do próximo lançamento nas telonas.
 
Em 2013, esse público não terá do que reclamar. Mais de 20 produções que têm a data de estreia agendada para o decorrer do ano foram baseados em publicações de sucesso. Alguns diretores escolheram fazer adaptações exatas, outros apenas se inspiraram nas histórias já conhecidas. Dos clássicos da literatura à continuação da saga de Dan Brown, veja a lista que o SaraivaConteúdo selecionou com o que vem por aí em 2013.
 
A Hospedeira
Os fãs de Stephenie Meyer que estavam se sentindo órfãos depois do fim da saga Crepúsculo podem comemorar. O longa A Hospedeira, baseado no livro da escritora, conta a história de humanos que se transformam em hospedeiros alienígenas.
 
A direção e roteiro são de Andrew Niccol (O Senhor da Armas, O Preço do Amanhã). A história se passa no futuro, e a Terra foi dominada por uma raça alienígena de parasitas benevolentes que se autodenominam “Almas”. Uma dessas almas, Peregrina, se funde a uma humana em estado terminal, Melanie Stryder (Ronan), para encontrar o último bolsão de resistência de terráqueos sobreviventes do planeta. A Buscadora vigia a fusão para se certificar de que a caçada pelo bolsão não dará errado. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina (que também será interpretada por Ronan) improváveis aliadas, porém, elas partem em uma busca incerta e perigosa pelo homem amado pelas duas. A estreia prevista é 29 de março.
 
Elenco: Max Irons (A Garota da Capa Vermelha) faz Jared Howe e Jack Abel (Percy Jackson e o Ladrão de Raios, Um Olhar do Paraíso) interpreta Ian O'Shea, os dois principais jovens no caminho da donzela. Diane Kruger (Bastardos Inglórios) vive a antagonista da história.
 
Cena do filme A Hospedeira
Percy Jackson e o Mar de Monstros
Este é o segundo filme baseado na saga de Rick Riordan, com estreia prevista para 16 de agosto. Percy (novamente vivido por Logan Lerman) é o garoto que descobre ser um semideus, filho do deus do Olimpo Poseidon com uma mortal. Neste segundo longa, ele e seus amigos vão em busca do Velocino de Ouro. O filme tem a direção de Thor Freudenthal.
O elenco gravou cenas no parque Six Flags New Orleans, que estava fechado e abandonado desde o furacão Katrina. Antes do início das gravações, mais de 100 crocodilos tiveram que ser retirados do local. Segundo o diretor Thor Freudenthal, esse foi o lugar perfeito para as cenas. O diretor informou que o parque será a Ilha de Polifemo, modificada para o mundo moderno. O Six Flags também será o lar de Circe, ou como o Freudenthal gosta de chamar: Circelândia, um parque construído pela feiticeira para atrair suas vítimas.
 
Elenco: continuam na saga Alexandra Daddario e Brandon T. Jackson; Nathan Fillion como o deus Hermes, pai de um dos vilões da série, Luke (Jake Abel); Leven Rambin (Jogos Vorazes) será Clarisse, filha de Ares; Anthony Head interpreta o centauro Quíron, vivido por Pierce Brosnan no filme anterior.
 
Dezesseis Luas
A história é a seguinte: Ethan Wate (Alden Ehrenreich) é um estudante de colegial que fica enfeitiçado por Lena Duchannes (Alice Englert), aluna nova, de 16 anos, que acaba de chegar de outro estado – e com quem ele estranhamente tinha pesadelos há meses. Os dois se unem para enfrentar uma maldição sobrenatural que persegue a família dela há gerações: sempre que uma Duchannes completa 16 anos, ela deve escolher se será uma feiticeira do Bem ou do Mal para o resto da vida.
 
O filme é dirigido por Richard LaGravenese (P.S. Eu Te Amo) e está sendo considerado o novo Crepúsculo. A estreia está prevista para julho.
 
Elenco: Emma Thompson, Viola Davis, Emmy Rossum, J. D. Evermore, Jeremy Irons, Alden Ehrenreich, Alice Englert, Kyle Gallner, Lance E. Nichols, Rachel Brosnahan, Thomas Mann, Tiffany Boone.
 
Cena do filme Dezesseis Luas
O Hobbit, parte 2
A segunda parte da trilogia de Peter Jackson se chamará O Hobbit: A Desolação de Smaug e será lançada em dezembro. O último filme, O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez está previsto para 18 de julho de 2014 (nos EUA). A produção da trilogia foi realizada em Miramar, Wellington, e em sets de filmagem por toda a Nova Zelândia.
 
A história da trilogia O Hobbit narra a aventura de Bilbo (Martin Freeman) na época em que conhece o mago Gandalf, o Cinzento (Ian McKellen). Acompanhado pelo anão Thorin Escudo de Carvalho (Richard Armitage) e mais doze companheiros, o mago pede a ajuda de Bilbo para invadir a toca do perigoso dragão Smaug (Cumberbatch) e recuperar um tesouro valioso da família de Thorin. Durante essa jornada, Bilbo encontrará O Um Anel, cujo poder ele ainda desconhece.
 
O elenco do filme traz atores que já participaram da trilogia O Senhor dos Anéis, como Cate Blanchett (Galadriel), Hugo Weaving (Elrond), Elijah Wood (Frodo), Orlando Bloom (Legolas, que aparece no terceiro filme) e Andy Serkis (Sméagol/Gollum).
 
Tom Hanks em dose dupla
Tom Hanks estrelará duas produções em 2013. Uma delas é o terceiro longa da franquia O Código Da Vinci, baseada nos livros de Dan Brown. Símbolo Perdido, continuação de O Código Da Vinci e Anjos e Demônios, terá como roteirista Danny Strong.
 
Na trama, o professor Robert Langdon é convidado às pressas por seu amigo e mentor Peter Solomon – eminente maçom e filantropo – para dar uma palestra no Capitólio dos Estados Unidos. Ao chegar lá, descobre que caiu numa armadilha. Não há palestra nenhuma, Solomon está desaparecido e, ao que tudo indica, correndo grande perigo. A previsão de estreia é para o segundo semestre.
 
Em abril será lançado o longa Capitão Phillips, baseado no livro A Captain’s Duty: Somali Pirates, Navy SEALs and Dangerous Days at Sea, que conta a história do capitão (Tom Hanks) que aceita ser tomado como refém por piratas somalianos em troca da liberdade da sua tripulação.
 
Oz: Mágico e Poderoso
Baseado no clássico O Mágico de Oz, de L. Frank Baum, o longa Oz: Mágico e Poderoso foi dirigido por Sam Raimi e traz um elenco estrelado. O filme, no entanto, contará uma história diferente do livro.
 
Oz (James Franco) é um dono de circo com uma ética um tanto quanto questionável. Transportado para um mundo mágico e desconhecido, ele precisa lidar com a batalha entre três bruxas locais: Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glenda (Michelle Williams). A estreia prevista é 7 de março.
 
 
ACOMPANHE OUTROS LANÇAMENTOS:
 
O Grande Gatsby: o longa é baseado no livro de F. Scott Fitzgerald, lançado em 1945, cuja história já teve diversas versões para o cinema. Esta mais recente é dirigida por Baz Luhrmann e tem no elenco Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire e Carey Mulligan. Previsão de estreia: 14 de junho.
 
Jack Reacher – O Último Tiro: é o novo filme de Tom Cruise, com previsão de estreia para 11 de janeiro. Baseado na obra de Lee Child, o longa conta a história um policial convocado para participar de uma investigação de uma morte acidental.
 
Anna Karenina: este clássico da literatura russa também já ganhou várias adaptações. Estão no elenco Keira Knightley, Jude Law e Aaron Taylor-Johnson. Estreia dia 15 de fevereiro.
 
Meu Namorado é um Zumbi: baseado no livro Sangue Quente, o filme narra o romance entre um zumbi e uma humana. O elenco conta com Nicholas Hoult, Teresa Palmer e Rob Corddry. Estreia prevista para fevereiro.
 
Lincoln: baseado no livro Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln, de Doris Kearns Goodwin, ganhadora do prêmio Pulitzer, o longa é mais uma versão da já conhecida história do presidente norte-americano Abraham Lincoln. Dirigido por Steven Spielberg, estreia dia 25 de janeiro.
 
 
Carrie: quem não conhece o clássico do terror Carrie: A Estranha, de Stephen King? Depois da primeira versão de Brian de Palma, em 1976, a história será revisitada em 2013. A atriz Chloë Moretz interpreta a personagem principal. Estreia prevista para o dia 18 de outubro.
 
 
Jack – O Matador de Gigantes: esta será uma versão adaptada do clássico infantil João e o Pé de Feijão. No longa, João ganhou o nome de Jack. Previsão de lançamento para março de 2013.
 
Hitchcock: baseado no livro Alfred Hitchcock and the Making of Psycho, de Stephen Rebello, o filme conta a história do diretor, tendo como pano de fundo as filmagens de Psicose. Estreia dia 8 de fevereiro.
 
Os Miseráveis: mais um clássico vai para as telonas, desta vez de Victor Hugo. Dirigido por Tom Hooper, tem um elenco estrelado: Hugh Jackman, Russell Crowe, Anne Hathaway, Sacha Baron Cohen, Amanda Seyfried e Samantha Barks. Estreia dia 1º de fevereiro.
 
 
Guerra Mundial Z: o livro tem o mesmo nome, e a previsão de estreia é para 28 de junho. O filme mostra os relatos de um representante da ONU, com entrevistas de sobreviventes, dez anos depois de uma grande guerra contra zumbis. Tem Brad Pitt.
 
12 Anos de Escravidão: dirigido por Steve McQueen e baseado no livro homônimo. Traz a história de um homem livre que foi enganado e se tornou escravo. A estreia está prevista para setembro.
 
Frozen: O Reino do Inverno Mágico: esta é a nova animação da Disney, inspirada no conto de fadas de Hans Christian Anderson publicado em 1845. Previsto para novembro.
 
Jogos Vorazes – Em chamas: este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar dos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem. Estreia em 15 de novembro.
 
 
Recomendamos para você