Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 11.02.2010 11.02.2010

Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro


O Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro de 2010 valorizou a diversidade. A edição deste ano – resultado da unificação dos prêmiosGolfinho de Ouro, Estácio de Sá e o do Governo do Rio de Janeiro – foi entregueaos vencedores das 15 categorias por personalidades relacionadas à cultura,moda, gastronomia, e também, ao esporte. Os vencedores, escolhidos no dia dapremiação pelo Conselho Estadual de Cultura, receberam o troféu inspirado naobra do artista plástico Barrão, além de R$ 10 mil.

Na categoria Literatura, o presidente da Academia Brasileirade Letras, Marcos Vilaça, e o jovem poeta Omar Salomão, apresentaram os indicados e anunciarama vencedora: Ana Maria Machado, escritora, imortal da ABL. A escritora falousobre a felicidade de ser reconhecida na sua terra natal e agradeceu,primeiramente, aos seus leitores.

A ensaísta Heloisa Buarque de Hollanda, que em 2009 lançousua autobiografia, Escolhas, em comemoração aos seus 70 anos, foi a vencedorana categoria Comunicação. A neta de Heloísa, Dora, foi a sua representante,porque a escritora está trabalhando nos EUA.

O prêmio foi dedicado ao teatrólogo Augusto Boal, quedesenvolveu o Teatro do Oprimido. Para lembrá-lo foi exibido um vídeo comdiversos artistas cantando a música Meu Caro Amigo, composta, por Francis Hime e Chico Buarque, no período em que o teatrólogo estava exilado em Portugal.

Durante a premiação, foram feitas homenagens à atriz FernandaMontenegro pelos seus 60 anos de carreira, ao maestro Heitor Villa Lobos, pelos50 anos de morte, e aos 40 anos do movimento Funk Carioca.

Recomendamos para você