Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 30.11.-0001 30.11.-0001

Praias e resorts nos games

Por Míriam de Souza

 
Nem todos têm a sorte de viver em uma cidade litorânea. Por isso, no verão, os congestionamentos nas estradas que levam à costa brasileira batem recordes. Mas praias não são atrativos apenas na vida real. Nos games, há uma boa quantidade de pontos turísticos do tipo que costumamos frequentar nessa época de folga.
 
Com praias, gente bronzeada e muita atividade física, os videogames estão cheios de resorts e cidades que atraem turistas. O SaraivaConteúdo destacou cinco games que têm ótimos locais para "passar as férias" – e um que pode não ser tão agradável, a não ser que os turistas gostem de combater zumbis. Confira:
 
WII SPORTS RESORT – WUHU ISLAND
 
Tênis de mesa, golfe, boliche, ciclismo, canoagem e wakeboard. São alguns dos 12 esportes disponíveis para os jogadores-turistas de Wii Sports Resort (2009). O game é uma continuação de Wii Sports, um dos jogos de lançamento do console. O resort fica na fictícia Wuhu Island – que, por sinal, é outro nome para a Wiifity Island, de Wii Fit. O cenário já virou marca registrada da Nintendo. Atualmente, é até uma das pistas de corrida de Mario Kart 7.
 
 
GRAND THEFT AUTO V – LOS SANTOS
 
Quem já viajou a Los Angeles, nos Estados Unidos, vai reconhecer diversas semelhanças entre ela e Los Santos. Não é para menos, já que a região em que se passa Grand Theft Auto V é uma paródia da cidade. Hollywood, por exemplo, foi transformada em Vinewood. Assim como na versão “original” da cidade, Los Santos tem extensos calçadões em que habitantes bronzeados caminham e andam de bicicleta. No tempo livre, alguns deles ainda cometem crimes mirabolantes – como os protagonistas Trevor, Michael e Franklin. Antes de aparecer em GTA V, a cidade já tinha dado as caras como um dos cenários de Grand Theft Auto: San Andreas (2004).
 
MARIO & LUIGI: DREAM TEAM – PI'ILLO ISLAND
 
A princesa Peach é convidada a fazer um passeio em Pi'illo Island, cheia de lugares para visitar. Há o castelo, o parque Mushrise e o grande monte Pajamaja. Para escalá-lo em uma excursão, é preciso de guias especializados. No game, os habitantes originais dessa misteriosa ilha turística foram aprisionados em travesseiros de pedra. Dormindo neles, Luigi abre portais para o mundo dos sonhos.
 
 
DEAD ISLAND – BANOI
 
A ilha fictícia de Dead Island (2011), se chama Banoi. Ela é um popular destino turístico na costa de Papua-Nova Guiné, onde foi construído um luxuoso resort. O que ninguém previa era a disseminação de um estranho vírus que transforma humanos em criaturas sedentas por sangue. Os sobreviventes logo percebem que o hotel não tem condições de acomodá-los por muito tempo e têm que se aventurar pela ilha cheia de zumbis. Antes do lançamento, o projeto desenvolvido pela Techland ficou sob os holofotes por causa de seu primeiro trailer. Um dos vídeos promocionais mais aclamados da história dos games, ele conta uma "história inversa". Começa com uma garotinha transformada em zumbi sendo atirada pela janela. Em seguida, é mostrada a maneira como ela contraiu o vírus. Por último, aparece sua família, feliz e ansiosa pelas férias, tirando uma foto em frente ao resort.
 
 
MARIO PARTY ISLAND TOUR – PARTY ISLANDS
 
Depois de um dia relaxante no castelo, Mario, Peach, Luigi e o resto do grupo recebem uma estranha carta. Ela os convida a conhecer as Party Islands. Do papel, saem bolhas, que os carregam até esse estranho lugar. Lá, os personagens começam a competir nos minigames já conhecidos da série Mario Party. Os jogadores usam dados virtuais para ver quem chega primeiro ao fim do tabuleiro. Ao ver a turma se divertindo tanto, Bowser (que não foi convidado) constrói uma torre e usa bolhas para sugar toda a diversão da ilha. Cabe aos heróis fazer com que tudo volte ao normal.
 
FINAL FANTASY VII – COSTA DEL SOL
 
A trilha do cenário, inspirada em bossa nova, já indica que Costa del Sol é um lugar relaxante. A cidade portuária de Final Fantasy VII tem praias ensolaradas e quentes. Lá, é possível até encontrar um dos vilões do game pegando um bronzeado. Em Crisis Core – Final Fantasy VII, o personagem Zack participa de uma batalha praiana. Ele veste uma bermuda e usa um guarda-sol como arma. Final Fantasy XIV: A Realm Reborn fez uma homenagem à clássica cidade-resort e também apresenta uma vila com esse nome. Jogadores que possuem roupas de banho entre seus itens podem até vestir seus personagens a caráter.
 
 
Recomendamos para você