Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 21.07.2009 21.07.2009

Polo de Pensamento Contemporâneo

O POP – Polo de Pensamento Contemporâneo – é um espaço de estudos, discussão e convívio, onde se realizam cursos, oficinas, palestras e eventos culturais.

Confira a programação dos cursos do mês de agosto:

Jogos da vida: disputa e cooperação no dia-a-dia [Eduardo Neiva]

Na teoria dos jogos, o jogo é entendido não apenas como recreação e disputa esportiva, mas como toda e qualquer situação que envolva colisão ou convergência de interesses. O curso analisa como conflito e cooperação se entrelaçam no dia-a-dia, avaliando quais as condições necessárias para se descobrir a “estratégia ótima” em cada tipo de interação. Serão examinados os critérios que permitem aos jogadores otimizarem seus ganhos e interesses, levando em conta os possíveis planos de ação de seus oponentes.As aulas conjugam rigor teórico e exemplos do cotidiano.

4 aulas às quartas e sextas-feiras – 5, 7, 12 e 14 de agosto – das 19h30 às 21h30

Bandeira, Drummond, Vinicius, Cabral: poesia asileira em quatro tempos [Eucanaã Ferraz]

Propondo como principal exercício a leitura interpretativa de poemas, o curso investigará as principais vertentes, temas e procedimentos formais que definem as obras de quatro grandes poetas: Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes e João Cabral de Melo Neto. Da vasta fortuna crítica desses autores, serão enfocadas algumas abordagens consideradas essenciais para uma visão de conjunto ou para o entendimento de determinados aspectos.

4 aulas às quartas-feiras – 5, 12, 19 e 26 de agosto – das 19h30 às 21h30

Debates sobre a cultura digital no Brasil [Sérgio Cohn]

O Brasil conquistou visibilidade internacional como uma sociedade que mergulhou de forma muito específica e criativa na cultura digital, antecipando tendências e participando ativamente da construção desse novo momento cultural. Nestes encontros, conversaremos com especialistas sobre as atividades brasileiras no software livre, na construção de novas interfaces entre o conhecimento acadêmico-científico com a sociedade, na absorção das novas mídias nas artes e na construção política de uma cultura digital livre e atuante.

4 aulas às quintas-feiras – 6, 13, 20 e 27 de agosto – das 19h30 às 21h30

Por dentro da redação: oficina de produção de revista [Isabel De Luca]

A oficina apresentará todo o processo de elaboração e publicação de uma revista semanal com foco voltado para cultura urbana, comportamento, moda e consumo. A proposta é trabalhar como em uma redação de verdade, deixando que as teorias sejam discutidas na prática. Tudo começa com uma reunião em que a linha editorial será elaborada, bem como as diversas secções da revista a ser produzida. A partir daí, haverá uma reunião de pauta em que todos sugerirão temas, produzirão matérias, aprenderão a pensar em fotografia e diagramação e participarão da edição final do material. Será produzida uma versão online da publicação.

4 aulas às quintas-feiras – 6, 13, 20 e 27 de agosto – das 19h30 às 21h30

Literatura juvenil e mercado editorial [Thalita Rebouças]

Os adolescentes e pré-adolescentes estão, cada vez mais, em busca de um estilo de vida próprio que se reflete em seus hábitos de consumo mais variados. A literatura é uma forma de representação desses estilos e de comunicação com esse público. Neste curso a escritora apresentará, a partir de sua experiência e de dados do mercado, o campo atual da literatura juvenil, mostrando como é possível dialogar de forma bem sucedida com um público pouco destacado pela imprensa e até pelas livrarias.

4 aulas às segundas-feiras – 10, 17, 24 e 31 de agosto – das 19h30 às 21h30

Oficina de roteiro para cinema e TV [José Carvalho]

O melodrama, gênero do final do século XVIII, é ainda hoje a principal fonte de referência para roteiros com fins comerciais. Através de estudos recentes, constatou-se que roteiros com fins autorais também utilizam os mesmos recursos, só que sob uma perspectiva metamelodramática. A oficina abordará a importância desses recursos (meta) melodramáticos na construção das narrativas para cinema e TV.

6 aulas às segundas-feiras [10, 17, 24 e 31 de agosto, 14 e 21 de setembro] das 19h30 às 21h30

Oficina de teatro – seis noites de inverno [Hamilton Vaz Pereira]

Os interessados em teatro devem esperar dessa oficina um pequeno show desse artista do palco com: discursos sobre a vida teatral carioca dos anos 60 até hoje; projeções visuais e trilhas sonoras de suas obras encenadas nas últimas três décadas; observações sobre o processo de criação de sua dramaturgia e encenações; reflexões sobre a arte, o ofício do ator e do encenador, e a produção cultural; considerações sobre a repercussão de uma montagem teatral.

6 aulas às terças-feiras [11, 18, 25 de agosto, 1, 8 e 15 de setembro] das 19h30 às 21h30

Arte e contemporaneidade [Fernando Cocchiarale]

O curso aborda algumas questões recorrentes da produção contemporânea. Se o modernismo circunscreveu a discussão da arte no campo especializado da forma, da cor e do espaço, a contemporaneidade suscita, inversamente, a recondução da questão da arte a outras esferas não artísticas como a política, o corpo, a sexualidade, a filosofia, a ética, o meio ambiente entre outras. Os artistas contemporâneos ampliaram os espaços, meios e suportes convencionais, transbordaram os limites dos ateliês, museus, salas de exposições e galerias e assumiram meios e materiais efêmeros por sua fragilidade ou apropriados do circuito tecnológico-industrial.

4 aulas às terças-feiras – 18 e 25 de agosto, 1 e 8 de setembro – das 19h30 às 21h30

Viagem ao centro do direito autoral [Bruno Lewicki]

O direito autoral deixou de ser tema de especialistas para invadir as páginas dos jornais. Entre a defesa intransigente da propriedade e o furor abolicionista há espaço para uma visão ponderada, que busque reler seus dogmas e atualizar seus conceitos. O curso, baseado em casos, tem como proposta discutir os novos rumos do direito autoral na contemporaneidade.

4 aulas às quartas-feiras [26 de agosto, 2, 9 e 16 de setembro] das 19h30 às 21h30


POP – Polo de Pensamento Contemporâneo

Rua Conde Afonso Celso, 103 – Jardim Botânico – CEP 22461-060

Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

 Inscrições no site Polo de Pensamento Contemporâneo.

 

Recomendamos para você