Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 16.07.2009 16.07.2009

Poesias de Espanha: das origens à Guerra Civil

O escritor e professor Fábio Aristimunho Vargas organizou e traduziu a coleção Poesias de Espanha: das origens à Guerra Civil (Hedra). Trata-se de uma antologia poética que marca os 70 anos do encerramento da Guerra Civil Espanhola, um dos episódios mais cruéis e de maior impacto do séc. XX.

Dividida em quatro volumes, a edição reúne poemas e autores representativos dos principais períodos históricos das literaturas galega, espanhola, catalã e basca – desde suas origens como manifestação literária, a partir do séc. XII, até a Guerra Civil Espanhola, encerrada em 1º de abril de 1939.

A antologia conta com um forte aparato crítico: uma apresentação geral da coleção seguida dos prefácios específicos para cada língua, notas biobibliográficas dos autores e poemas, um quadro sinótico, fonética sintática e guia comparativo das ortografias.

Entre os autores reunidos figuram nomes tão diversos como Martim Codax, Rosalía de Castro, Manuel Antonio (Poesia galega), Gonzalo de Berceo, Garcilaso de la Vega, Federico García Lorca (Poesia espanhola), Ausiàs March, Jacint Verdaguer, Bartomeu Rosselló-Pòrcel (Poesia catalã), Bernat Etxepare, José María Iparraguirre, Lauaxeta (Poesia basca), entre vários outros, além de composições e cantigas de origem popular.

>>> Saiba mais informações no blog Medianeiro, de Fábio Aristimunho Vargas.

Recomendamos para você