Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 17.09.2010 17.09.2010

Plantu no Brasil

O cartunista francês Jean Plantu, quetrabalha há 38 anos no jornal Le Monde e é conhecido por seus cartuns e chargespolíticas, estará no Brasil na próxima semana para uma série de palestras eeventos.  A Embaixada da França e aAliança Francesa recebem o cartunista nos dias 22 e 23 de setembro.

Plantu têm três objetivos: criaruma “excitação” gráfica, provocar sorriso no leitor e fazê-lo refletir. Em1991, Plantu encontrou-se com Yasser Arafat, que desenhou uma Estrela de Davide assinou a imagem. Um ano depois, Plantu conseguiu fazer com que Shimon Peresassinasse o desenho. Pela primeira vez, os dois líderes assinaram o mesmodocumento. O acontecimento é o início da fundação criada por Plantu, a Cartooning for Peace, que luta pela defesa de expressão e pela liberdade deimprensa no mundo.

No dia 21 de setembro, às 18h30, o mais célebre cartunista francês, participará de bate-papo com o brasileiro Chico Caruso, na Mediateca da Maison de France (Av. Antonio Carlos, 58/11, Castelo – Rio de Janeiro). Na ocasião, haverá também vernissage da exposição ‘Cartooning for peace’, projeto  encabeçado pelo francês. 

Uma palestra-debate de Plantusobre o tema “Caricatura e liberdade de imprensa” será organizada no UniCEUBdia 22 de setembro às 19h30, com a presença de Ana Dubeux redatora chefe dojornal Correio Brasiliense, do cartunista Amário Junior, de Annie Gasnier correspondenteno Brasil da Radio France Internationale (RFI) e do jornal Le Monde e de váriosprofessores do UniCEUB. O debate será também transmitido ao vivo no sitewww.uniceub.br.

Dia 23 de setembro às 19h, Plantuinaugurará a exposição na Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), que reúnedesenhos sobre a vida política francesa, do Brasil, da America latina e dapolítica internacional, algumas amostras de cargas do mundo inteiro a AméricaLatina e sobre a Cartooningfor Peace. A exposição estará aberta, das 9h às21h, até o 8 de outubro. A partir do 19 de outubro a exposição será na AliançaFrancesa (708/907 Sul)

Em São Paulo de 24 a 30 desetembro a exposição “Diálogos com Jean Plantu”, com 140 desenhos e charges docartunista francês Plantu e dos brasileiros Angeli, Caruso e Loredano sobre apolítica mundial, ocupará o Sesc Consolação (Rua Dr. Vila Nova, 245 – Centro –São Paulo/SP). Entrada gratuita.

Recomendamos para você