Ramiro Fajuri por Ramiro Fajuri Games 12.09.2017 12.09.2017

PES 2018: vai fazer os fãs de PES suarem a camisa

PES 2018-Felipe Coutinho

PES 2018 (ou pelo nome completo, Pro Evolution Soccer 2018) é um lançamento muito aguardado pelos gamers. Se as versões anteriores eram conhecidas pela jogabilidade rápida e emoção nas partidas, os fãs vão delirar com os avanços nos gráficos. Eles serão um marco no gênero dos games de futebol. Lembrando que, hoje, a franquia já é uma das maiores de toda a indústria de games, tendo ajudado a moldar muitos dos padrões de qualidade que se esperam nos jogos de esporte.

Confira nossas impressões sobre o PES 2018 e os depoimentos do campeão mundial 2017 de PES, GuiFera.

Um clássico dos games

A série, diferentemente do que muitos pensam, não teve seu início na geração 16-bits – no Super NES, para ser exato. Na verdade, começou no Playstation com o lançamento em 1999 de Goal Storm, um spin-off da franquia International Superstar Soccer. O que começou como um jogo focado nas ligas japonesas, logo ganhou o mundo. Com o sucesso e o desenvolvimento de uma identidade própria muito característica, a série adquiriu sua forma atual com o Pro Evolution Soccer, lançado em 2001.

Futebol é paixão, PES também

“Foi uma paixão hereditária”, comenta GuiFera, campeão mundial de PES em 2017, em depoimento exclusivo ao blog da Saraiva. “Meu pai sempre gostou de video games (…) e quando eu nasci já tínhamos o Playstation 1, e a gente jogava Winning Eleven [nome da franquia no Japão, onde é produzida]”. André Bronzoni, gerente da marca PES na América Latina, completa e dá sua opinião para explicar a paixão dos fãs: “O PES, na verdade, é um jogo que preza pela qualidade, pela jogabilidade e pela paixão ao futebol”.

Jogamos PES 2018

Conhecida pelo seu ritmo e velocidade, a nova versão ainda apresenta melhoramentos na física dos jogadores e em suas reações no campo. GuiFera adianta: “[o PES 2018] é um jogo com mais toque de bola, mais posse de bola, menos cruzamentos. Achei muito bom”.

Podemos ver algumas mudanças nas mecânicas do jogo, muitas delas atendendo a pedidos dos fãs. Uma delas é a ausência do arco de trajetória, ao bater faltas ou laterais. Houve também uma remodelação na cobrança de pênaltis, que está mais parecida com edições mais antigas da série.

Além disso, a respeito dos modos de jogo, André Bronzoni revela “a gente tem bastante coisa nova, especialmente no modo online. Como vocês sabem, o nosso PES League, que é o nosso hub de esporte, tem bastante coisa interessante. Além disso, tem o três contra três, dois contra dois, um contra um, modo randômico… E também a gente vai nivelar todos os jogadores para você poder jogar com o seu time favorito”.

Em PES 2018, o campo será seu

Para muitos fãs, vale também a imersão no universo do futebol. Assim, vimos que a Konami vem se esforçando a cada edição para trazer as licenças mais solicitadas. No PES 2018, além de times presentes em edições anteriores, há a adição do Vasco da Gama, e do Estádio São Januário. Também, tivemos o anúncio de alguns jogadores adicionais, como Maradona, o eterno doutor Sócrates e Romário. Como participação especial, Usain Bolt, o homem mais rápido da história.

Outra novidade é que, pela primeira vez, será possível acompanhar o trajeto dos jogadores dos vestiários até o campo, em recriações bastante fiéis de estádios famosos, como o Camp Nou, do Barcelona. “Os jornalistas até conhecem os vestiários, mas as pessoas que jogam (PES), não”, comenta André Bronzoni. “Você vai poder conhecer o interior do estádio. E isso traz de fato aquela sensação de que você é realmente uma estrela.”

Para completar a experiência, o narrador Milton Leite e o comentarista Mauro Beting estão de volta como as vozes que animam os jogos.

Contagem regressiva para os fãs

O PES 2018 estará disponível para compra a partir de 12 de setembro, mas na loja da Saraiva já está em pré-venda. Com uma engine gráfica renovada e a jogabilidade que mantém o ritmo fluido e natural, que é marca da série, o game tem tudo para repetir o sucesso de seus antecessores, adicionando elementos que só potencializam suas características mais positivas.

Recomendamos para você