Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 17.02.2012 17.02.2012

Personalidades reais são retratadas em filmes nacionais e internacionais

Por Luma Pereira
Imagem de Lula: O Filho do Brasil
 
Elisabeth II, George W. Bush, Lula e Nelson Mandela. Esses são alguns nomes de políticos famosos cujas vidas foram mostradas no cinema.
 
Hoje estreia A Dama de Ferro, sobre Margaret Thatcher.
 
O filme fala sobre como ela conseguiu espaço na política britânica, até então dominada por homens.
 
É a Margaret atual, já idosa e com a mente confusa, que narra a história, recordando seus tempos no poder – o roteiro intercala o passado e o presente.
 
O SaraivaConteúdo preparou uma lista de filmes, nacionais e internacionais, que retratam figuras políticas conhecidas.
 
 
Atores e atrizes interpretam pessoas reais que fizeram algo de notável e memorável na vida.
 
 
 
O filme britânico-indiano sobre o líder pacifista Mahatma Ghandi, foi dirigido por Richard Attenborough, em 1982. A história tem como pano de fundo a época em que a Índia era colônia da Inglaterra. Ben Kingsley interpreta o protagonista.
 
 
 
Conta a vida de Joana D’Arc, interpretada por Milla Jovovich, heroína da Guerra dos Cem Anos e santa padroeira da França. O filme foi dirigido por Luc Besson, em 1999, e narra desde a infância dela, quando começou a ouvir vozes e a ter visões.
 
Lutero
 
Foi dirigido por Eric Till, em 2003, e fala sobre a trajetória de vida de Martinho Lutero, vivido por Joseph Fiennes, que realizou a reforma protestante, pregando suas 95 teses. Por ter desafiado a Igreja Católica, passa a ser perseguido e tem de lutar por seus ideais.
 
Alexandre, o Grande
 
 
Dirigido por Oliver Stone, em 2004, retrata a vida de Alexandre, interpretado por Colin Farrell, conquistador do mundo antigo – o filme mostra as vitórias dos exércitos dele. O roteiro é inspirado na biografia escrita pelo historiador britânico Robin Lane Fox.
 
 
 
O filme conta a história da rainha Elizabeth II, interpretada por Helen Mirren, após a morte da princesa Diana, em 1997. Ela se fecha com a família real no palácio Balmoral, e Tony Blair, vivido por Michael Sheen, a procura para falar sobre a política do país.
 
 
 
Baseado na vida do revolucionário marxista Ernesto “Che” Guevara, interpretado por Benicio Del Toro, o filme tem Rodrigo Santoro no elenco. O médico argentino Che torna-se o líder da Revolução Cubana.
 
W.
 
Dirigido por Oliver Stone, em 2008, fala sobre a vida de George W. Bush, 43º presidente dos Estados Unidos. O filme conta tanto os acertos quanto os erros do protagonista, interpretado por Josh Brolin.
 
 
Dirigido por Fábio Barreto, em 2009, é inspirado na vida do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O filme narra desde o nascimento dele até a morte de sua mãe – ele é um líder sindical detido pelo Regime Militar. Rui Ricardo Dias vive Lula adulto.
 
 
 
Conta a história de George VI, rei gago integrante da realeza britânica que precisa fazer discursos. Então, ele recebe ajuda do médico Lionel Logue (Geoffrey Rush). Colin Firth vive o protagonista e recebeu o Oscar de Melhor Ator por sua atuação no filme.

 
E outros…
 
Elisabeth (Kapur, 1998): sobre a rainha Elisabeth I, interpretada por Cate Blanchett.
 
O Último Rei da Escócia (2006): retrata a vida do ex-ditador de Uganda, Idi Amin, vivido por Forest Whitaker.
 
Frost/Nixon (Howard, 2008): fala sobre Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos interpretado por Frank Langella.
 
 
Recomendamos para você