Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 16.07.2013 16.07.2013

Personalidades da música em ‘Os Simpsons’

Por Fernanda Oliveira
 
Prestes a completar 24 anos no ar, em dezembro deste ano, e com mais de 500 episódios, o seriado Os Simpsons já contou com a participação de inúmeras personalidades. Há diversas aparições de políticos, atletas, atores, atrizes, cantores, cantoras e bandas inteiras, que se envolvem em situações inusitadas com a família de Homer.
 
No caso específico de personalidades do mundo da música, é possível citar Aerosmith, Britney Spears, Coldplay, Elton John, Green Day, Ramones, REM, Ringo Starr, The Who e U2. Na verdade, a lista é muito grande, e esses são apenas alguns nomes citados como exemplo.
 
Exibido em 12 de maio deste ano nos Estados Unidos e com previsão de ir ao ar em 11 de agosto aqui no Brasil, pela Fox, o episódio número 20 da 24ª temporada, com Justin Bieber, é um dos mais recentes com a participação de um artista do meio musical.
 
Aproveitando a proximidade de exibição, o SaraivaConteúdo conversou com fãs do seriado, que falaram sobre a participação de suas bandas e seus cantores favoritos no desenho. Confira abaixo!
 
LADY GAGA
"Adoro a Lady Gaga. Na 23ª temporada de Os Simpsons, foi exibido um episódio todo dedicado a ela. Na escola, Lisa é eleita a estudante menos popular e está muito chateada. Nessa época, Lady Gaga está passando por Springfield e pretende alegrar a cidade inteira. Depois de um show que anima a todos, a cantora vê Lisa, a única triste em meio à multidão e, então, a ajuda a recuperar sua autoestima. Em meio à história, é possível notar muitas características de Gaga, como as roupas inusitadas, os saltos imensos, a dança e o apelido que ela deu aos seus fãs: ‘little monsters’. Os trechos em que Maggie aparece de Baby Gugu e Homer come o vestido feito de carne da artista são muito engraçados."
Flávia Mendonça, publicitária
 
MICK JAGGER
"Dentre tantas bandas e cantores que já passaram por Os Simpsons, vou falar de um episódio da 14ª temporada. Nele participam Mick Jagger, Keith Richards, Elvis Costello, Lenny Kravitz, Tom Petty e Brian Setzer. Foi um episódio de um sonho reprimido do Homer. Depois de ficar bêbado e discutir com a família, ele acaba admitindo que queria ser um rock star e abriu mão disso para criar os filhos. Então, Marge, Bart, Lisa e Maggie decidem enviá-lo a um acampamento de rock. Lá, cada um dos rock stars interage com Homer citando frequentemente letras de suas músicas. Tanto que quando o Homer está deixando o acampamento, triste, Mick Jagger diz para ele 'It's only rock and roll camp', e o Homer responde 'But I like it', o que é uma referência direta à música com o mesmo nome: 'It's Only Rock’n’Roll (But I Like It)'. Além de todas as citações musicais, também há cenas de clipes que passam em forma de animação à la Simpsons. [Há] até o Mick Jagger ensinando seus famosos passos para a turma."
Rafael Willian, gerente financeiro
 
Mick Jagger, Keith Richards, Elvis Costello, Lenny Kravitz, Tom Petty e Brian Setzer participam de um acampamento com Homer
RED HOT CHILI PEPPERS
"Gostei da participação do Red Hot Chili Peppers, por ser uma das minhas bandas favoritas. Em um episódio da 4ª temporada, o programa do Krusty é cancelado por conta do sucesso de uma nova atração infantil. Bart e Lisa decidem ajudar o ídolo a retomar seu espaço na TV e convidam diversas celebridades para participar de um show de apoio ao retorno do palhaço à televisão; entre os convidados está a banda Red Hot Chili Peppers. O grupo canta 'Give it Away', música que tornou a banda mundialmente reconhecida, com todos os integrantes vestidos apenas com cuecas. Uma referência aos shows deles, já que os músicos realmente se apresentavam dessa maneira."
Alessandro Guimarães, fotógrafo
 
Red Hot Chili Peppers faz show para ajudar o palhaço Krusty a retomar seu programa na TV
THE SMASHING PUMPKINS
"O episódio da 7ª temporada, que tem a participação do The Smashing Pumpkins, é muito bacana, porque mostra Homer tentando entender o gosto musical dos filhos. Tudo começa quando o ônibus escolar é destruído e ele precisa levar Bart, Lisa e outras crianças para a escola. No caminho, ele escuta uma estação de rádio de rock clássico e percebe que ninguém gosta nem conhece as músicas, que, segundo Bart, são tocadas por bandas de dinossauros. Então, para se atualizar e ser um cara legal, ele leva os filhos para participar de um festival de música, o Hullabalooza, referindo-se ao famoso Lollapalooza. Outras bandas, como Sonic Youth, também aparecem no episódio, mas particularmente gosto do The Smashing Pumpkins."
Ângelo Marques da Silva, gestor de ativos
 
Smashing Pumpkins toca no Hullabalooza
STING
"Sou fã do Sting desde os tempos em que ele era vocalista da banda The Police. Gostei da participação dele em Os Simpsons, porque exploraram uma característica pessoal dele muito forte, o altruísmo – afinal, [Sting] já participou de muitas campanhas para ajudar as pessoas. O cantor aparece na 3ª temporada, em um episódio em que o Bart faz uma brincadeira, inventando que um menino chamado Timmy teria caído em um poço. Então, o palhaço Krusty cria uma campanha  com Sting para salvá-lo, na qual artistas cantam uma música que é uma paródia de canções de caridade como 'We Are the World'. No desenrolar da história, Bart acaba caindo no poço, e o cantor o resgata."
Jorge Almeida, administrador
 
Sting e Krusty fazem música para a campanha de resgate de um garotinho que caiu em um poço
E você? Lembra-se de algum artista do meio musical que tenha participado de Os Simpsons? Qual é o seu episódio favorito com bandas ou cantores?
 
O episódio com Justin Bieber será exibido em agosto no Brasil
 
 
Recomendamos para você