Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 23.08.2013 23.08.2013

Percy Jackson e Instrumentos Mortais: para corações jovens

Por Edu Fernandes
 
Quando o sucesso da série de livros Harry Potter tornou-se irrefutável, o mercado editorial apostou em diversas outras séries juvenis para angariar fãs. Anos depois, o mesmo movimento migrou para os estúdios de cinema. Com o final das franquias Harry Potter e Crepúsculo, outras histórias chegam à tela grande na esperança de formar filas nas bilheterias.
 
Já está em cartaz no Brasil desde o dia 16 de agosto Percy Jackson e o Mar de Monstros, segundo episódio de uma série que se assemelha muito ao bruxo inglês. No dia 23 de agosto, estreia Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, que traz semelhanças com o triângulo amoroso entre humana, vampiro e lobisomem, de Crepúsculo.
 
Os protagonistas dos dois filmes espelham a ambição de sucesso das produções nas quais estrelam. Logan Lerman volta ao papel de Percy Jackson mais famoso do que em O Ladrão de Raios (2010), primeiro filme da série baseada nos romances de Rick Riordan. O jovem ator foi D'Artagnan em Os Três Mosqueteiros (2011), mas conquistou muitos fãs por conta de um trabalho em cinema independente no longa As Vantagens de Ser Invisível (2012), no qual contracena com Emma Watson.
 
Os Instrumentos Mortais é protagonizado por Lily Collins, que já fez par romântico com Taylor Lautner em Sem Saída (2011) e foi Branca de Neve no cômico de Espelho, Espelho Meu (2012). Se a franquia iniciada por Cidade dos Ossos deslanchar, Clary será o maior papel da atriz até o momento.
 
As semelhanças com os blockbusters começam pela estrutura narrativa. Percy é um jovem que descobre ser filho do Deus grego Poseidon e vai a um acampamento treinar suas habilidades sobrenaturais. Troque a mitologia grega pelo folclore europeu e se tem a premissa de Harry Potter.
 
No lugar de Ron e Hermione, Percy tem ao seu lado Grover (Brandon T. Jackson, de Vovó… Zona 3) e Annabeth (Alexandra Daddario, de Passe Livre).
 
Cena do filme Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
 
Em Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos, Clary descobre que tem sangue de Caçadores de Sombras, guerreiros que usam magia para combater demônios. Ela conhece Jace (Jamie Campbell Bower, de A Saga Crepúsculo: Amanhecer), outro Caçador, e uma forte atração nasce entre os dois. Isso causa ciúmes em Simon (Robert Sheehan, de Caça às Bruxas), o apaixonado melhor amigo de Clary. Essa fascinação pelo novo e misterioso em detrimento do conhecido e seguro é a mesma jornada romântica de Bella em Crepúsculo.
 
Baseado no romance de Cassandra Clare, Os Instrumentos Mortais empresta fórmulas de outras histórias de sucesso, como Star Wars e o próprio Harry Potter. O que garante personalidade própria à obra é o fato de contemplar a diversidade sexual, um tema praticamente ignorado em outras séries juvenis. Além de Clary, Jace faz bater acelerado o coração do Caçador Alec (Kevin Zegers, de Pânico na Neve).
 
Uma semelhança final entre as duas franquias está no elenco: atores mais conhecidos são escalados em papéis secundários em ambos os casos. Na aventura de mitologia grega, os espectadores podem ver Stanley Tucci (Jack, o Caçador de Gigantes), Anthony Head (A Dama de Ferro) e Nathan Fillion (Castle). Na batalha sombria contra demônios, participam Lena Headey (Dredd) e Jonathan Rhys Meyers (Albert Nobbs).
 
Cena do filme Ender's Game – O Jogo do Exterminador
 
OUTROS CANDIDATOS
 
Ainda em 2013, entram em cartaz outros títulos baseados em livros concebidos para agradar os jovens. Ender's Game – O Jogo do Exterminador se passa no futuro, quando os humanos estão em guerra contra alienígenas. A estreia da adaptação do livro de Orson Scott Card está marcada para 1 de novembro no Brasil.
 
Jogos Vorazes: Em Chamas espera fazer o mesmo sucesso de seu antecessor e firmar-se no calendário de estreias mais aguardadas. O longa será lançado no Brasil em 15 de novembro.
 
Veja o trailer de Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos:
 

:

 
 
Recomendamos para você