Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 13.11.2009 13.11.2009

Paz e amor por trás das cortinas

Por Vinicius Valente

O famoso festival de Woodstock marcou o fim dos anos 60 com “trêsdias de paz e música em White Lake”. Presentes no lendário palco ninguém mais quebadalados astros, símbolos da contracultura, como Janis Joplin, Joe Cocker, TheWho e Joan Baez. Sem contar a histórica interpretação do hino americanoapresentada pela guitarra de Jimi Hendrix. Enfim, atrações que encheriam osolhos de qualquer espectador e para as quais o filme de Ang Lee não dá nem bola.

Na comédia Aconteceu emWoodstock (Taking Woodstock), os célebres músicos se tornam meros coadjuvantes.O longa, que estréia hoje, somente nos cinemas cariocas, prioriza os episódios ocorridosnos bastidores do evento e faz uso de um olhar micro ao mostrar asconseqüências da aglomeração repentina de cerca de meio milhão de hippies na pacataBethel, interior do estado de Nova York.

O enredo é baseado no livro homônimo e conta a história docertinho Elliot Tiber. O jovem preside a associação de moradores da cidade emora com os pais, dois caipirões donos de um hotel beira de estrada rumo àbancarrota. Para salvar o negócio da família, o filho sugere sua cidade para osorganizadores de um festival de rock que havia sido negado na cidade deWoodstock. Animados com o potencial econômico embutido em um festival de música, os moradores acabam permitindo. A partir daí, o longa mostra, através dos olhosde Elliot, as mais bizarras experiências e confusões proporcionados pelocontato de habitantes conservadores de uma cidade de interior e um mar de jovensdesinibidos, no melhor estilo bicho-grilo de ser. Esse conflito de ideologiastradicionais e liberais dá o tom cômico da trama, que mesmo deixando asapresentações em segundo plano, não deixa de sintonizar o clima da geração paze amor. Seguindo sempre os passos de Elliot, a câmera passa por camposentupidos de pessoas, organização de festas, alucinações por conta do uso dedrogas e claro, por toda farra e lama que um mega-festival na chuva possacausar.

Aconteceu em Woodstock abriu e foi o terceiro filme mais visto do Festival do Rio 2009. DemetriMartin, famoso pelo programa The dailyshow with Jon Steart, interpreta o papel de Elliot. Além do comediante,completam o elenco de primeira Imelda Staunton (HarryPotter e a Ordem da Fênix), Eugene Levy (American Pie), HenryGoodman (Totalmente Kubrick), Paul Dano (Sangue Negro), Zoe Kazan(No Vale das Sombras) e Liev Schreiber (O Amor nos Tempos do Cólera),no papel da travesti Vilma.

O longa é a primeira comédia de Ang Lee após seis dramasconsecutivos. O diretor ganhou o Leão de Ouro em Veneza em 2005 com O segredo de Brokeback Mountain e em2007 com Desejo e Perigo. Em 2000,ganhou dois Globos de Ouro e foi ovacionado no Festival de Cannes com O Tigre e o Dragão.

Woodstock foi um marco para história da música com o reflexoda cultura anti-guerra que surgia na época. Os artistas que marcaram presençano palco foram símbolos de um dos movimentos culturais mais ricos do século XX.Na celebração dos 40 anos do festival, quem dá o presente é Ang Lee, no filmerecheado de gargalhadas e pacifismo, idéias que, mesmo tanto tempo depois, não seencontram nem um pouco ultrapassadas.

> Saiba mais sobre o festival 

> Confira na Saraiva.com.br Woodstock 3 dias de paz, amor e música, um box exclusivo com quatro DVDs 

> Assista ao trailer de Aconteceu em Woodstock

 

 

Share |

Recomendamos para você