Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 25.10.2011 25.10.2011

Paulo Coelho para crianças

Por Carolina Cunha
Na foto, ilustração do lobo em pelo de cordeiro

Quem não se lembra da história da raposa sedenta por um cacho de uvas, da cigarra que se divertia enquanto as formigas trabalhavam ou, ainda, do lobo que usou uma pele de cordeiro e se deu mal?

 
Essas e outras histórias clássicas são recontadas por Paulo Coelho em Fábulas – Histórias de Esopo e La Fontaine para o nosso tempo (Editora Benvirá), primeira obra do autor voltada para o público infantojuvenil.
 
Convidado pela editora, o escritor selecionou 96 fábulas de Esopo (século VI a.C), e La Fountaine (século XVII), que fizeram parte da memória de várias gerações e agora ganham uma linguagem atual para as crianças de nosso tempo. 
 
“Quando o selo Benvirá sugeriu que compilasse algumas dessas fábulas, a primeira coisa que pensei foi: ‘preciso adaptá-las ao dia de hoje’. Para minha surpresa, isso quase não foi necessário, já que a arte de contar histórias permite que o texto vá direto ao assunto, enquanto a imaginação cria todo o resto: o cenário, a floresta, as casas, os personagens”, comenta o autor no livro. 
 

Desde a antiguidade, as fábulas são contadas às crianças para transmitir mensagens com valores éticos e morais que ajudam na educação. Nas mãos de Paulo Coelho, a adaptação resultou num texto curto e leve, que consegue ser contemporâneo, mas sem perder a aura de clássico, preservando a essência das histórias antigas. O livro também conta com as ilustrações do artista plástico Alarcão, que traduz em belas imagens as aventuras de homens e bichos que falam.

 
Confira teaser do livro:
 
 
 
Recomendamos para você