
Madonna, a artista que mais vendeu álbuns na história, com quase 40 anos de carreira, segundo o Livro dos Recordes, volta com um novo som em 2019. Inspirada pela vida boêmia em Lisboa, onde a herança musical de países como Cabo Verde e Angola está muito presente na “cena” cultural, Madonna, que agora fala português e vive na capital de Portugal, apresenta ao mundo seu décimo quarto álbum, Madame X.
Porque Madonna é o maior ícone pop contemporâneo
Madonna se prepara para viajar pelo mundo com o espetáculo que leva o mesmo nome do álbum, em um estilo de turnê novo para ela: os shows serão mais intimistas, e acontecerão em locais menores, como casas de espetáculo e teatros.
Para Poucos
“Comecei a ser convidada para as casas das pessoas e eles fazem encontros que se chamam ‘sessões de sala de estar’. Então todos se juntam, as pessoas levavam vinho, comida e sentavam-se à mesa. E, de repente, os músicos se levantavam e começavam a tocar instrumentos, e a cantar fado, morna e samba. Eu estava em choque: ‘Espere. O que está acontecendo aqui? [‘] Como artistas apenas se levantam e se apresentam sem serem pagos, e eles estão fazendo isso apenas por diversão, amor e paixão?” – Madonna sobre as influências de Madame X
Top Colaborações de Madonna
4 minutes – 2008 – Justin Timberlake
Madonna se juntou ao produtor e rapper Timbaland e a Justin Timberlake para criar esse hit do final dos anos 2000. A música ainda é um clássico no quesito de animação em pistas de dança. Foi um encontro de dois artistas que sabem dançar, e levam isso para as suas performances.
Me Against The Music – 2003 – Britney Spears
Em um dos maiores “acontecimentos” da cultura pop dos anos 2000, Madonna e Britney Spears “quebraram” a internet em um dos prêmios de música da MTV, em 2003 Madonna era a homenageada, e Britney e Christina Aguilera cantaram com ela Like a Virgin, o primeiro hit da Rainha do Pop. Eis que as duas, em transmissão ao vivo, trocam um selinho.
No mesmo ano, elas lançaram o clipe de Me Against the Music, na qual Madonna interpreta uma espécie de mentora. Nasceu aí o icônico “It´s Britney, Bitch!”. Na turnê Sticky & Sweet, anos depois, em 2008, Britney aparece nos vídeos projetados no palco, bradando a frase que se tornou sua marca registrada.
Foi uma maneira de Madonna apoiar Britney publicamente,depois da crise nervosa da cantora, em 2007.
Give It To Me – 2008 – Pharrel
O músico e rapper é o principal produtor do álbum Hard Candy, de 2008, e divide o microfone com Madonna nesta faixa dançante escrita por ambos.
Beat Goes On – Kanye West – 2008
Para Madonna, West é seu sucessor na cena musical, no sentido de incorporar em sua personalidade artística características semelhantes às dela, como genialidade e vanguardismo. Além de vocação para polêmicas e provocação do status quo, claro. Em 2015, no álbum Rebel Heart, West produziu quatro músicas.
Maluma – Medellin – 2019
Madonna se uniu a um dos maiores pop stars de 2019, o colombiano Maluma, para cantar sobre um sonho que teve no qual estava em Medellin, tinha 17 anos novamente, e podia se permitir ser inocente. Maluma é um dos responsáveis por colocar o reggaeton nas paradas internacionais.