Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 27.12.2013 27.12.2013

Para todas as idades: animações agitam o cinema em 2014

Por Edu Fernandes
 
Um dos gêneros cinematográficos mais democráticos é a animação. A maioria das produções é voltada para o público infantil, mas muitos marmanjos usam as crianças como pretexto para ir ao cinema e curtir um filme divertido. O ano de 2014 reserva algumas atrações desse tipo no circuito.
 
Logo no dia 3 de janeiro, entra em cartaz Frozen: Uma Aventura Congelante. A animação acompanha um engraçado boneco de neve chamado Olaf que se junta a um casal de jovens para resgatar uma garota.
 
O longa já estreou nos Estados Unidos e faz bonito nas bilheterias. Para completar, críticos afirmam que se trata de um retorno da Disney a histórias simples e belas, como as vistas nas animações clássicas do estúdio.
 
Para os fãs da Disney, há outras opções durante o ano. Tinkerbell – Fadas e Piratas deve estrear em 7 de março, Aviões 2 está marcado para chegar às telonas em 12 de setembro, e Big Hero Six (ainda sem título em português) tem lançamento programado para 7 de novembro. O último dos citados reúne um grupo de super-heróis e promete muita ação.
 
Depois de conquistar o Annie, mais importante prêmio das animações, Uma História de Amor e Fúria (2012) segue na corrida pelo Oscar de melhor animação. Em 2014, o cinema nacional traz outros títulos do gênero.
 
Do mesmo diretor de Garoto Cósmico (2007), O Menino e o Mundo deve entrar em cartaz em 17 de janeiro. Com um desenho cheio de personalidade, a história é sobre um garoto que parte em uma viagem fantástica depois de perder o pai.
 
Cena do filme O Menino e o Mundo
 
Outro filme nacional no circuito é Nautilus, que estreia em 4 de julho. A produção é estrelada pelos jovens Cristóvão Colombo, Leonardo da Vinci e Mona Lisa.
 

Produzido nos Estados Unidos, mas dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha (A Era do Gelo 3), Rio 2 chega em 28 de março. A nova aventura de Blu e Jasmine se passa na Cidade Maravilhosa, que usará os personagens como decoração oficial de sua festa de Ano Novo em Copacabana.

 
Antes do reencontro com as araras azuis, o público poderá conferir o primeiro longa-metragem da Lego. Os brinquedos têm uma legião de admiradores e colecionadores que estão contando os dias para 7 de fevereiro, data em que a animação Uma Aventura Lego deve estrear nas salas de cinema do Brasil.
 
Cena do filme Rio 2
 
No meio da Copa do Mundo, quem quiser ver uma animação e deixar o futebol de lado pode ir ao cinema para uma sessão de Como Treinar Seu Dragão 2, que está programado para ser lançado em 19 de junho. A história se passa cinco anos depois do filme anterior, quando o atrapalhado Soluço e seu dragão de estimação enfrentam novos desafios.
 
Uma data tradicionalmente usada para lançar animações é o Dia das Crianças. Em 10 de outubro chegam aos cinemas The Boxtrolls. Do mesmo diretor de O Bicho Vai Pegar (2006), o longa é baseado em uma livro infantil. A aposta é que os simpáticos monstros conquistem os corações do público.
 
Personagens do filme Como Treinar Seu Dragão 2
 
Ainda em outubro, há a estreia de The Book of Life (“O Livro da Vida”, em tradução literal). Ainda há poucas informações sobre a produção, mas, de acordo com a descrição, trata-se de uma releitura da clássica peça shakespeariana Romeu e Julieta, ambientada na festa mexicana do Dia dos Mortos.
 
Agora basta ficar de olho no calendário e aproveitar os filmes.
 
Pôster internacional do filme The Boxtrolls
 
Recomendamos para você