Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 24.01.2012 24.01.2012

Para dar sequência nas promessas antigas

 
 
Por Carina Gonçalves
 
Independente de época ou ano, sempre temos algumas promessas que desejamos retomar. O mais importante de tudo é que podemos trazê-las para o nosso dia a dia e, enfim, colocá-las em prática.
 
Confira mais algumas dicas:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Promessa: novas experiências gastronômicas
 
A comida pode ser, sem dúvida, uma das práticas mais prazerosas e apreciadas em qualquer parte do mundo. E misturar sabores e ingredientes é uma aventura e tanto, seja para o paladar ou para o corpo.
 
Entre algumas sugestões, com variedade em seu uso e consumo, o vinho é uma das especiarias que atende a todos os gostos e perfis.
 
Como bebida, tem variações no sabor e na degustação, assim como, na culinária, pode ser um coadjuvante para a harmonização de diferentes pratos.
 
 
O café também é um ingrediente à parte, que pode ser usado em infinitos pratos, doces e salgados.
 
E, para ajudar na escolha e nas experiências gastronômicas, há vários livros que dão dicas interessantes para a prática desse prazer gustativo. Veja abaixo:
 
A Experiência do Gosto, de Jorge Lucki, Editora Companhia das Letras
Sinopse: Com artigos sobre a produção, degustação e processos do vinho.

1001 Vinhos Para Beber Antes de Morrer, de Hugh Johnson e Neil Beckett, Editora Sextante/Gmt
Sinopse: Com dicas de vinhos de diversas nacionalidades e tipos para degustação e culinária.

 
Eu Amo Café – Mais de 100 Bebidas com Café Deliciosas e Fáceis de Fazer, de Susan Zimmer, Editora Prumo.
Sinopse: Apresenta como o café pode ser apreciado em diversas bebidas e pratos, com receitas técnicas e criativas.
 
Guia de Vinhos Larousse, de Manoel Beato, Editora Larousse Brasil
Sinopse: Com indicações de como escolher um bom vinho e compreender seu rótulo, além de uma seleção de vinhos bons, baratos e fáceis de encontrar no mercado brasileiro e seu uso na culinária e na degustação.
Promessa: mais felicidade
 
Ser feliz é outra promessa muito comum e almejada. Mas será que se trata de uma conquista ou de um sentimento? Com um ritmo acelerado e compromissos estressantes do dia a dia, será que conseguimos lembrar como é ser ou estar feliz?
 
Para esclarecer tais perguntas, selecionamos alguns títulos que podem contribuir para que a felicidade – que pode ser representada em diversos estados e momentos da vida – seja constante na vida das pessoas, independente de suas preferências e práticas diárias.
 
Por exemplo, a leitura de um bom livro, ouvir música, passear com a família ou apenas relaxar são boas saídas.
 
As dicas:
 
Felicidade Em Tempos Difíceis, de Andrew Matthews, Editora Sextante/Gmt 
Sinopse: Com dicas de como sentir-se feliz em qualquer situação da vida e refletir isso aos demais
 
O Caminho Para a Felicidade Suprema, de Deepak Chopra, Editora Rocco
Sinopse: Indica que a felicidade não está somente no conforto material, no sucesso e no acúmulo de riquezas. Mostra que há outros fatores importantes para esse sentimento como, por exemplo, a predisposição genética e outros possíveis caminhos potentes para a realização da felicidade humana.
 
Felicidade, de Gabriel Chalita, Editora Academia
Sinopse: Com poemas e frases sobre felicidade, além de imagens para inspirar a reflexão sobre diversos temas.
 
A Lei da Felicidade, de Dr. Henry Cloud, Editora Planeta do Brasil
Sinopse:Com indicações sobre a felicidade e os hábitos de vida praticados, como, por exemplo, atitudes, pensamentos e comportamentos.
 
Alegria – A Felicidade que Vem de Dentro, de Osho, Editora Cultrix
Sinopse: Auxilia o leitor a identificar suas necessidades e ideais por meio do autoconhecimento.
Promessa: ler mais

Separar um tempo para a leitura também é algo promissor. Quem não gostaria de ler, em média, dois ou três livros por mês, manter-se atualizado sobre os lançamentos literários e melhorar o vocabulário por meio das obras de autores de diversos gêneros e nacionalidades?

 
 
Outro desafio é saber o que ler. Pensando nisso, fizemos uma seleção de títulos que, além de auxiliarem na leitura, nos ensinam a lê-los com outro olhar, facilitando o processo e a compreensão dos textos.

Como Ler Livros – o Guia Clássico Para a Leitura Inteligente – Col. Educação Clássica, de Mortimer J. Adler e Charles Van Doren, Editora É Realizações
Sinopse: Guia de compreensão de leitura voltado para leitores de todos os níveis, com indicações de como atingir metas avançadas e técnicas apuradas para a construção da crítica.

 
Para Ler Como um Escritor – Um Guia para Quem Gosta de Livros e para Quem Quer Escrevê-los, de Francine Prose, Editora Zahar
Sinopse: Guia prático com dicas para estabelecer leitura com visão crítica e técnica do texto.
 
50 Clássicos que Não Podem Faltar na Sua Biblioteca, de Jane Gleeson-white, Editora Verus
Sinopse: Lista com os livros considerados indispensáveis para leitura.
 
Por que Ler os Clássicos, de Ítalo Calvino, Editora Companhia das Letras
Sinopse: Desmitifica os conceitos do que é um clássico e como lê-los no cotidiano para enriquecimento intelectual.
 
O Prazer de Ler os Clássicos, de Michael Dirda, Editora WMF Martins Fontes
Sinopse: Com indicações de autores clássicos menos conhecidos e títulos importantes de determinado gênero, que muitas vezes foram excluídos do cânone, como ensaios sobre Petrônio ou S. J. Perelman e H. P. Lovecraft.
Promessa: parar de fumar
 
Esta talvez seja uma das mais difíceis e delicadas promessas para cumprir. Junto com o vício físico, muitos fumantes se veem presos na teia psicológica para largar de vez o cigarro.
 
Por isso, o ideal para este caso, além de ajuda médica, é preparar o cérebro para a desmecanização do ato de levar o cigarro à boca, especialmente em situações como, por exemplo, ao acordar, após uma refeição, ao tomar bebida alcoólica e em momentos de estresse.
 
 
A força de vontade é o grande passo para que isso ocorra verdadeiramente. A pessoa não pode deixar que a abstinência ou a vontade de fumar em momentos ocasionais a levem de volta ao vício.
 
Veja a seleção de livros que podem ajudar nessa fase:
 
Parar de Fumar É Possível, de Martin Raw, Editora Publifolha
Sinopse: Ensina o leitor como superar o medo de parar de fumar e adotar a prática antitabagista para a qualidade de vida, com dicas e exercícios para manter-se longe do vício.
 
Apague o Cigarro de Sua Vida – Com Métodos Científicos para Auxiliar o Fumante a Parar de Fumar, de Maria Stela Gonçalves, Editora Alaúde
Sinopse: Oferece estímulos e estratégias para o fumante superar as dificuldades durante a abstinência, indicando tratamentos e depoimentos de quem conseguiu conquistar esse objetivo.
 
Livre do Cigarro – Em Forma e Com Saúde Para Sempre, de Dagmar Von Cramm e Jenny Levié, Editora Larousse Brasil 
Sinopse: Desmitifica o ganho de peso após o ato de largar de fumar, com dicas e tratamentos para evitar crises de ansiedade e programa para emagrecer e queimar calorias.
 
Confira também outras dicas para cumprir as promessas de Ano Novo
 
 
Recomendamos para você