Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 09.12.2009 09.12.2009

Palavra Encantada, um passeio pela música brasileira

Uma viagem pela história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Essa é a proposta do documentário Palavra Encantada, que acaba de ser lançado em DVD-duplo, depois de percorrer cinemas de todo o Brasil e terminar 2009 como o terceiro documentário mais assistido no ano, colecionando criticas positivas, entre elas, d’ O Estado de S. Paulo – “Festa para os olhos e ouvidos” – e d’ O Globo – “O mais sedutor espetáculo do gênero desde Vinícius”. 
 
Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra Encantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens. 
 
Para quem saiu do cinema com vontade ouvir um pouco mais dos 18 entrevistados do filme – que incluem nomes como Adriana Calcanhotto, Antonio Cicero, Arnaldo Antunes, Chico Buarque, Lenine, Maria Bethânia, Martinho da Vila, e Tom Zé  – o DVD é bem generoso e apresenta mais de uma hora de extras inéditos, incluindo poemas e canções que não chegaram à versão exibida nos cinemas.
 
Em destaque, a interpretação de Adriana Calcanhotto para o fado “Ela tinha uma amiga”, de Manoela de Freitas e José Mario Branco, e a leitura de Maria Bethânia para trechos do livro “Dentro da noite veloz”, de Ferreira Gullar, inéditas até então. Zélia Duncan também brinda o público com um pouco da sua intimidade, declamando um belo poema de seu avô, escrito em homenagem à sua avó, na época em que ele ainda tentava conquistá-la! Chico Buarque usa a cantiga “Dona Chica”, clássico da infância de todos nós, para explicar um pouco mais sobre a tradição oral brasileira.
 
O segundo disco traz um material destinado a escolas e universidades, com módulos de 15 minutos divididos por temas específicos, para o professor exibir em sala e promover discussões com os alunos. Um material de apoio ao professor elaborado pelo Departamento de Letras da PUC-RJ está disponível para download no site do filme.

Palavra Encantada teve um amplo reconhecimento desde o seu lançamento – do Prêmio de Melhor Direção de Documentário concedido a Helena Solberg no Festival do Rio 2008 às exibições festivais nos EUA, França, Alemanha, Canadá, Inglaterra e Israel –  e o DVD tem tudo para virar item obrigatório para os amantes da música e da poesia brasileira. 


Confira o site do documentário

Palavra Encantada na Saraiva.com.br


Share |

Recomendamos para você