Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 27.04.2012 27.04.2012

‘Os Vingadores’: a trajetória dos heróis no cinema

Por Thaís Ferreira
Desde 2008, ano do lançamento do Homem de Ferro, a Marvel Studios vem preparando o público para o lançamento do longa que reúne os super-heróis da editora: Os Vingadores.
 
Baseada no quadrinho homônimo, a história reune: Hulk, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Viúva Negra e Gavião Arqueiro em uma mesma aventura.
Sob a direção de Joss Whedon, responsável por algumas séries TV como 'Buffy: A Caça-Vampiros', o esperado filme tem a missão complicada de harmonizar personagens de peso com um elenco de estrelas de Hollywood, entre eles Robert Downey Jr., Scarlett Johansson, Mark Ruffalo, Samuel L. Jackson e Gwyneth Paltrow.
Ao contrário do que aconteceu com os X-Men, que tiveram primeiro as sequências em grupo e depois as procedências reveladas (X-Men: Primeira Classe e X-Men Origens: Wolverine), Os Vingadores tiveram seus percursos individuais desenvolvidos e agora ganham seu primeiro filme como equipe.
 
Relembre a passagem desses heróis pelo cinema.
Hulk e O Incrível Hulk (2003 e 2008)
 
 
O primeiro a ser lançado foi Hulk, de Ang Lee, em 2003, com o ator Eric Bana como protagonista. O longa, no entanto, não foi muito bem aceito pelo público. E, por isso, um novo filme sobre o personagem foi feito.
Em 2008, foi lançado O Incrível Hulk, com Edward Norton no papel principal e Louis Leterrier na direção.
 
O filme não é necessariamente a continuação do primeiro, mas não deixa de retomar a história. A narrativa é basicamente a mesma: o cientista Bruce Banner sofre as consequências de uma experiência malsucedida e, ao ficar nervoso, libera uma fera incontrolável. 
A principal diferença entre as duas versões está na origem do gigante verde. Na primeira, o cientista absorve raios gama de forma acidental durante uma pesquisa.
 
Na segunda, o motivo é outro, a tentativa de recriar o soro do supersoldado (que deu origem aos poderes do Capitão América durante a segunda guerra mundial). Essa última explicação é a considerada e retomada em Os Vingadores.
Outra mudança está na interpretação. Mark Ruffalo, de Zodíaco, De repente 30 e Ensaio sobre a Cegueira, é o novo Hulk, após problema entre a Marvel e Edward Norton.
Em O Incrível Hulk, após os créditos finais, aparece a primeira ligação entre os filmes. Tony Stark (o Homem de Ferro) aparece no final do longa conversando com General Ross, o militar que tenta capturar Bruce Banner, sobre a formação de uma equipe.  
 
Tony Stark (Robert Downey Jr.) é um gênio, playboy milionário e dono de uma enorme indústria de armas. Durante sua estada no Afeganistão, para demonstrar um novo armamento, ele é gravemente ferido e sequestrado por um grupo terrorista.
 
Estilhaços de uma bomba o atingem com gravidade e ele é obrigado a usar um imã para manter os fragmentos longe de seu coração.
Os sequestradores exigem que Tony construa um poderoso míssil em troca de sua liberdade. Ele finge executar a tarefa, mas utiliza os recursos que tem para construir uma poderosa armadura capaz de enfrentar seus inimigos. Assim nasce o Homem de Ferro.
Uma das melhores adaptações dos quadrinhos para as telas, o filme, de 2008, ganhou popularidade graças ao roteiro irônico e ao desempenho de Robert Downey Jr. no papel principal.
Nesse longa aparece o elemento fundamental para a união de Os Vingadores, a primeira referência à organização S.H.I.E.L.D., um grupo secreto que protege o mundo de grandes ameaças.
 
É a primeira aparição de Nick Fury (Samuel L. Jackson) e do agente Coulson (Clark Gregg), que reapareceram nos filmes dos demais heróis, dando a liga narrativa para todas as histórias. 
Entre Os Vingadores, esse personagem foi o primeiro a ganhar uma sequência propriamente dita: Homem de Ferro 2, que introduziu a Viúva Negra, alter ego de Natalie Rushman (Scarlett Johansson). Ela será uma das integrantes do esquadrão do novo filme.
Thor (2011) Alerta de SPOILER
 
Com sua origem baseada na mitologia nórdica, Thor (Chris Hemsworth) é um deus guerreiro de um reino chamado Asgard e filho do Rei Odin (Anthony Hopkins).
 
Ao desobedecer a seu pai e quase iniciar uma guerra, ele é banido do reino e condenado a viver na Terra como um mortal. Durante sua estada, ele conhece a cientista Jane Foster (Natalie Portman), por quem se apaixona.
Quando seu irmão adotivo Loki (Tom Hiddleston) ameaça o reino e a vida de seu pai, o guerreiro volta para sua terra de origem. Os dois entram em conflito.
 
Na briga entre eles, a ponte entre os dois mundos é destruída e o herói não pode mais voltar para a Terra. Loki cai em um abismo. Durante a narrativa, aparece pela primeira vez o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner). Seu personagem também será retomado em Os Vingadores.
A história é uma das que receberam mais críticas dos fãs de quadrinhos, já que a narrativa se distanciou bastante de seu original. No entanto, ela é o principal ponto de partida para o filme que reúne os heróis.  
Um dos maiores mistérios a serem revelados em Os Vingadores é como os agentes da S.H.I.E.L.D. conseguem resgatar o guerreiro de Asgard.
 
Na cena pós-crédito de Thor, existe a primeira pista: o gerente da associação, Nick Fury (Samuel L. Jackson) conversa com o cientista Dr. Selvig (Stellan Skarsgard) sobre a existência de um cubo cósmico capaz de ligar os dois mundos.
Segundo o trailer do filme que reúne o esquadrão de heróis, o vilão a ser combatido por eles será Loki, o próprio irmão de Thor.
 
 
Steve Rogers (Chris Evans) é um garoto que apanha desde criança por ser o fracote. No entanto possui um senso de dever e proteção.
 
Rejeitado diversas vezes no exército pela falta de capacidade física, é recrutado pelo Coronel Chester Phillips (Tommy Lee Jones) e submetido ao soro do supersoldado, que lhe dá força e agilidades perfeitas.
Após derrotar os vilões nazistas da facção Hidra comandada pelo Caveira Vermelha (Hugo Weaving), o Capitão América fica congelado dentro de uma nave no Ártico por mais de 70 anos. Ele é encontrado pela S.H.I.E.L.D. que fica responsável por adaptá-lo ao novo século.
 
Dessa forma, a história desse personagem dá um salto no tempo, o que permite que ele entre para a equipe de Os Vingadores.
 
 
Vale a pena prestar atenção em Os Vingadores:
 
  • Stan Lee: O criador de todos os heróis citados apareceu em cenas curtas em todos os filmes anteriores. Já virou uma espécie de brincadeira com os fãs que esperam sua participação nos longas. Vale a pena esperar a aparição dele.
  • Cena pós-crédito: A Marvel costuma colocar informações importantes sobre as sequências e personagens no final dos créditos. Vale a pena ficar até o final do filme.
  • Continuações: Para 2013, já estão confirmadas as seguintes continuações: O Homem de Ferro 3 e Thor 2. A Marvel anunciou que a história de Os Vingadores 2 começará a partir desses filmes.
 
Assista ao trailer:
 
 
 
Encontro de fãs Os Vingadores na Saraiva
Saraiva Center Norte, São Paulo – SP
Sábado, 15 de Setembro de 2012
16h
 
 
Recomendamos para você