Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 11.09.2017 11.09.2017

Confira os livros de Jane Austen que viraram filme

Muitos diretores e produtores de cinema se inspiraram nas obras da escritora inglesa Jane Austen para rodar filmes que se tornaram sucessos. A autora ficou reconhecida mundialmente anos depois de sua morte, em 1817.
Os livros de Austen, que hoje figuram entre os clássicos, retratam bem a sociedade em que ela viveu. Ela aborda, principalmente, a obrigação das mulheres se casarem e faz isso de uma forma bem moderna para a época.

Se você já é fã da inglesa ou quer conhecer a obra dela, confira abaixo os livros de Jane Austen que viraram filme.

Obras cinematográficas baseadas nos livros de Jane Austen

Para imortalizar ainda mais as obras de Jane Austen, algumas delas ganharam uma versão para as telonas e se tornaram mundialmente reconhecidas.

Orgulho e Preconceito

Baseado no livro Orgulho e Preconceito, o filme de mesmo nome conta a história de cinco irmãs da aristocracia rural inglesa. A trama aborda as questões que envolvem o casamento, a moralidade e o preconceito. O drama de 2005 foi indicado a quatro categorias do Oscar: melhor atriz (Keira Knightley), melhor figurino, melhor trilha sonora e melhor direção de arte.

Há uma outra versão do livro para as telonas que foi rodada em 1940 e que conta a mesma história. Além dela, foram feitas duas releituras do clássico: em 2016, Orgulho e Preconceito e Zumbis; e em 2005, Noiva e Preconceito.

Razão e Sensibilidade

O filme é uma adaptação da história do livro Razão e Sensibilidade, que foi o primeiro publicado por Jane Austen. A trama narra a vida de duas irmãs que ficam em uma complicada situação financeira após a morte do pai, sendo uma racional (Emma Thompson) e a outra extremamente sensível (Kate Winslet). As duas acabam se mudando para o campo, onde encontram o amor. A versão cinematográfica ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado.

A obra de Austen também ganhou uma outra releitura: Sem Prada Nem Nada, conhecida como a versão latina do livro.

Emma

Emma Woodhouse (Gwyneth Paltrow) é uma jovem bonita e inteligente que vive feliz com o pai viúvo. No entanto, a jovem fica entediada após o casamento de sua governanta e começa a ajudar as pessoas a serem felizes por meio de conselhos amorosos e sentimentais. Apesar de parecer que sabe tudo sobre o assunto, Emma nunca se apaixonou.

O filme, baseado na obra homônima de 1815, ganhou o Oscar de melhor trilha sonora.

Além dele, dois outros roteiros dos cinemas foram baseados na história da rica e mimada Woodhouse: As Patricinhas de Beverly Hills e Aisha.

Além dos três livros citados, muitas outras obras de Jane Austen viraram filmes. Persuasão ganhou uma versão para o cinema com o mesmo nome, assim como A Abadia de Northanger. Já a obra Mansfield Park, ganhou duas releituras: uma com o mesmo nome e outra chamada Palácio das Ilusões. Por último, o filme Amor e Amizade foi inspirado no livro Lady Susan.

Você já leu algum livro da Jane Austen? Gostou? Comente neste artigo e nos conte tudo!

Recomendamos para você