Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 08.02.2013 08.02.2013

Os hits do Carnaval 2013

Por Fernanda Oliveira
 
Como se costuma escutar por aí, definitivamente, o Carnaval é uma festa democrática. Tem diversão para todos os gostos: de blocos carnavalescos a desfiles de escolas de samba, e de bailes em clubes à folia atrás do trio elétrico. Além disso, também há festas para todos os bolsos e preferências musicais, com seleções cada vez mais ecléticas, abrangendo praticamente de tudo.
E para aproveitar a folia ao máximo, nada melhor do que chegar cantando todas as músicas até perder o fôlego ou, quem sabe, a voz. Festivais e pré-carnavais realizados logo no começo do ano, assim como o ranking das mais pedidas de emissoras de rádios, dão a dica do que vai agitar o Carnaval. Então, é só ficar ligado.
No Festival de Verão de Salvador, por exemplo, inúmeros sucessos animaram o público e, com certeza, vão ser muito tocados nos dias de festa. Segundo a organização do evento, “Dançando” (Ivete Sangalo), “Largadinho” (Claudia Leitte), “Dançation” (Psirico), “Louco de Paixão” (Chiclete com Banana), “Preta” (Banda Eva), “Ziriguidum” (Filhos de Jorge) e “A Casa ao Lado” (Pablo) foram alguns dos hits que levantaram cerca de 200 mil pessoas. O público vibrou com as músicas.
CHEGANDO NO RITMO
Claro que as “divas” baianas Ivete Sangalo e Claudia Leitte não poderiam ficar sem um sucesso no Carnaval 2013. “Dançando” e “Largadinho” já estão na ponta da língua dos foliões. De tão contagiantes, é difícil ficar parado e não seguir os passos coreografados, superfáceis de “pegar”.
 
A cantora Ivete Sangalo 
"'Dançando' é uma música que foi lançada sem grandes pretensões, mas acabou virando sucesso e ganhando até mesmo uma versão com a participação da cantora colombiana Shakira", revela Luis Ganem, jornalista especializado em música do site Bahia Notícias.
Já sobre "Largadinho", ele diz que Claudia deixou de promovê-la, escolhendo outra música de trabalho que foi divulgada por cerca de um mês. No entanto, a cantora voltou atrás, apostando em "Largadinho" como seu hit de Carnaval.
Mais uma coreografia para correr atrás depois de aprender a letra é a da música “Dançation”. Pela similaridade dos nomes, muitos se divertem dizendo que o sucesso do Psirico é o sucessor natural de “Rebolation”, da banda Parangolé.
Aliás, vale destacar uma curiosidade. Márcio Victor, vocalista do Psirico, é compositor de "Dançation", em parceria com Magno Sant'Anna e Felipe Escandurras, e também de "Dançando", com Thierry Coringa e, novamente, Felipe Escandurras.
Símbolo da folia de Salvador e com fãs fiéis (os “chicleteiros”), o Chiclete com Banana vai fazer todos cantarem e pularem ao som de “Louco de Paixão”. De acordo com Ganem, assim como em outras músicas de sucesso do Chiclete, a legião de fãs vai poder cantar seu amor pela banda em trechos como "Sou chicleteiro, sou, sou, sou brasileiro. Louco, muito louco de paixão, quero Chiclete no meu coração".
A Banda Eva está estourada com “Preta”. O jornalista ressalta que a figura do vocalista Saulo Fernandes garante músicas despretensiosas (comercialmente) e feitas com alegria e amor, o que cria sucessos espontâneos por "mexerem" com as pessoas, como acontece também com as músicas "Anjo" e "Só por Ti".
O suingue vai ficar por conta de Filhos de Jorge, com “Ziriguidum”. "É a versão de um clássico cubano da década de 1950, que foi crescendo. No Carnaval de Salvador, isso é percebido quando uma grande quantidade de outras bandas inclui a música em seu repertório", conta Ganem.
 
Filhos de Jorge
Ele ainda destaca que o cantor Tomate, que tem consolidado sua carreira nos últimos anos, pode deslanchar de vez neste Carnaval. “Cheirinho da Vovó” tem tudo para se transformar em hit do Carnaval 2013.
MISTURA TOTAL
Já faz algum tempo que o Carnaval vai além das marchinhas, sambas-enredos e axé. Hoje é possível escutar os mais diversos ritmos. Inclusive, a organização do Festival de Verão de Salvador citou como sucesso do evento o cantor Pablo, o que pode levar o romantismo do arrocha para a folia. Ganem diz que ele já é um fenômeno. E vai aparecer muito bem durante os dias de festa.
Sem se restringir ao Rio de Janeiro, o funk tem seu espaço na diversão dos foliões. O funk melody “Amor de Chocolate”, do cantor Naldo, vai tocar muito. "A animação da música tem tudo a ver com o clima carnavalesco".
O sertanejo universitário também invadiu a folia no país inteiro. Com isso, Gusttavo Lima deve ser um dos grandes destaques, com “Gatinha Assanhada”, assim como Jorge & Mateus, com "Flor", e Munhoz & Mariano e João Neto & Frederico, com “Balada Louca”.
Enfim, há estilos para agradar qualquer um que realmente goste de pular Carnaval. Agora, é só aproveitar esta prévia e se preparar para cantar junto!
 
Jorge & Mateus
 
Recomendamos para você