Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 29.06.2012 29.06.2012

Os 18 anos de Castelo Rá-Tim-Bum – Por onde andam os atores?

Por Luma Pereira
Um castelo construído no meio da cidade. Dentro dele, os feiticeiros Dr. Victor e Morgana moram com seu sobrinho Nino e com seres falantes muito divertidos, como a cobra Celeste, o Gato Pintado, a criatura Mau, o Ratinho e outros.
O programa Castelo Rá-Tim-Bum foi criado pelo dramaturgo Flávio de Souza e pelo diretor Cao Hamburguer, no ano de 1994. Transmitido pela TV Cultura, tinha uma abordagem educativa de temas como história, português, ciências e outros assuntos.
O enredo é sobre Nino, um aprendiz de feiticeiro de 300 anos que faz amizade com três crianças: Zeca, Pedro e Biba. Todas as tardes, eles se encontram para uma nova aventura cheia de magia.
Outros personagens também visitam o castelo ocasionalmente: a repórter de TV Penélope, a lenda folclórica Caipora, o extraterrestre Etevaldo e o entregador de pizzas Bongô. Sem falar de Dr. Abobrinha, o vilão que quer comprar o castelo.
Saiba o que têm feito os atores principais do programa que animou as tardes de quem era criança na década de 1990. Por onde andam Zeca, Nino, Pedro, Biba, Dr. Victor e Morgana?
Cássio Scapin
Personagem: Nino – “três séculos em forma de menino”.
Por onde passou: Formado pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, é um ator e diretor teatral brasileiro. Fez telenovelas e minisséries, dentre elas Sítio do Picapau Amarelo (2006) e Caminhos do Coração (2007). Porém, seu papel mais marcante foi como Nino.
Onde está agora: A última novela em que atuou foi Ribeirão do Tempo, na qual ele interpretava Sereno. Hoje, tem um contrato com a Rede Record até o ano de 2018.
O personagem Nino e Cássio Scapin
Luciano Amaral
Personagem: Pedro – “o mundo para ele é um brinquedo”.
Por onde passou: Três anos antes de estrelar em Castelo Ra Tim Bum, ele foi o Lucas Silva e Silva, de O Mundo da Lua. A partir de 1997, seguiu carreira como apresentador, já tendo trabalhado em programas como Turma da Cultura (Cultura, 1997) e Teleton (SBT, 2002). Em seguida, passou a apresentar programas sobre Games.
Onde está agora: Em 2008, ele trabalhou numa produtora em Los Angeles, mas logo estava de volta, e seu último trabalho foi como apresentador de um programa de games no canal 21.
Luciano Amaral como Pedro
Cinthya Rachel
Personagem: Biba – “esperta, feminina e decidida”.
Por onde passou: Ela já trabalhou como atriz na novela Tocaia Grande, em 1995, e no filme Distraída para a Morte, em 2001. Mas também seguiu um caminho semelhante ao de Luciano Amaral, tornando-se apresentadora de TV.
Onde está agora: Atualmente, apresenta um quadro no programa da Eliana, chamado “Sonhos que não se Compram”.
Cinthya Rachel como Biba
Freddy Allan
Personagem: Zequinha – “pequeno, inteligente e sapeca”.
Por onde passou: Com apenas sete anos de idade, ele começou a carreira com o espetáculo A Fuga do Planeta Kiltran. Em 2005, participou do festival Ruhrfestspielen, na Alemanha. Trabalhou por seis anos no Teatro Oficina, nas montagens de “A Terra”, “O Homem 1”, “O Homem 2” e “A Luta 1”. Além disso, atuou como diretor do curta Alma, de Oswald de Andrade.
Onde está agora: Hoje, está trabalhando para a abertura do Teatro Dulcina, na Cinelândia, e na montagem da peça A Morta.
Freddy Allan como Zequinha
Sérgio Mamberti
Personagem: Dr. Victor – “raios e trovões!”.
Por onde passou: Formado pela Escola de Artes Dramáticas de São Paulo, já trabalhou em teatro, cinema e televisão. Atuou em filmes como O Homem que Desafiou o Diabo e em novelas globais, como Desejo Proibido. Recebeu até o prêmio internacional Lumière por seus trabalhos.
Onde está agora: O último filme que fez foi A Princesa Lili e o Cavaleiro Didi, em 2008. E, na televisão, interpretou o Padre Laurindo, em O Astro, no ano de 2011.
Sérgio Maberti como Dr. Victor
Rosi Campos
Personagem: Morgana – “Morcego, ratazana, baratinha e companhia, está na hora da feitiçaria”.
Por onde passou: É formada em jornalismo pela ECA, mas decidiu seguir apenas a carreira de atriz. Já famosa antes de viver a Bruxa Morgana, ela continuou atuando após o fim do programa. Em 2003, fez a minissérie A Casa das Sete Mulheres e, em 2008, a novela global A Favorita.
Onde está agora: No cinema, seu último trabalho foi no filme Chico Xavier, em 2008. E, atualmente, ela está no ar na novela Amor Eterno Amor, no papel de Teresa.
Rosi Campos
Rosi Campos como Morgana
Recomendamos para você