Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 16.12.2013 16.12.2013

Os 170 anos de ‘Um Conto de Natal’

Por Thaís Ferreira
 
Mesmo quem nunca leu Um Conto de Natal, obra do escritor inglês Charles Dickens, provavelmente está familiarizado com a história. Vários personagens já reviveram o clássico natalino. O livro, publicado em 1843, é protagonizado por Ebenezer Scrooge, um homem avarento que detesta caridade e vive apenas para acumular dinheiro.
Na noite de Natal, ele obriga o funcionário de sua casa a trabalhar e recusa o convite de seu sobrinho para celebrar a data. O personagem prefere ficar sozinho em sua mansão. Durante a madrugada, ele recebe a visita do espírito de seu sócio Marley, morto há anos e destinado a vagar pela Terra. A assombração avisa que a ganância o condenou àquele estado e que o destino de Scrooge pode ser o mesmo.
A narrativa segue com a visita dos três fantasmas: o do Natal passado, presente e futuro. O primeiro mostra os traumas de infância do velho sovina. O seguinte apresenta a triste realidade dos funcionários do escritório. E o último revela como será a morte do personagem. Depois dessa experiência, ele decide mudar o rumo de sua vida.
Mesmo depois de tantas décadas, o livro de Dickens tornou-se uma referência para diversos roteiristas e escritores. Para comemorar o aniversário de 170 anos dessa história, o SaraivaConteúdo separou dez adaptações interessantes da obra.
1. MR. MAGOO
A versão, feita para a televisão em 1962, foi criada como se fosse uma encenação de um espetáculo da Broadway. Scrooge é representado por Mr. Magoo e grande parte das cenas é musicada. O mais curioso é que as dificuldades para enxergar – umas das principais características cômicas do personagem – desaparecem durante a peça, mas voltam quando ele está nos bastidores.
2. OS MUPPETS
O Natal dos Muppets (1992) é o quarto filme dos fantoches e também é uma adaptação musical da obra do escritor inglês. O papel principal não é interpretado pelos bonecos, mas pelo ator Michael Caine, que atualmente é conhecido pelo personagem Alfred na recente trilogia de Batman.
O sapo Caco faz Bob Cratchit, o empregado de Scrooge; e Gonzo interpreta o próprio Charles Dickens. Apesar do drama do enredo, a história é pontuada pelas piadas típicas da atração criada por Jim Henson.
3. OS SMURFS
As pequenas criaturas azuis também tiveram sua própria versão de Um Conto de Natal. Todos os Smurfs estão empolgados com as celebrações do feriado, menos Ranzinza, que se recusa a participar das festas.
Para mudar essa situação, Papai Smurf prepara uma poção mágica e o mal humorado recebe a visita de três assombrações que o ensinam sobre o sentido do Natal. A produção foi lançada em conjunto com o filme Os Smurfs (2011) e mistura animações em 2D e 3D.
 

4. BARBIE

Até mesmo a boneca mais famosa do mundo recebeu a visita dos três fantasmas. Em Barbie – Canção de Natal, Scrooge é transformado em personagem feminina.
Eden Starling é uma famosa cantora do teatro londrino que detesta o feriado e quer que todos os artistas ensaiem durante as comemorações. Com a ajuda de sua amiga Catherine, ela embarca em uma aventura musical com os espíritos do Natal.
5. MICKEY MOUSE
Ebenezer Scrooge, o protagonista de Dickens, foi uma das influências para a criação do Tio Patinhas (que em inglês chama-se Uncle Scrooge). Nada mais natural que ele protagonizasse a animação O Natal do Mickey Mouse, lançada em 1983.
Na história, os três espíritos são representados por personagens secundários das produções da Disney: o Grilo Falante, do desenho Pinóquio; Willie, vilão de Mickey e o Pé de Feijão; e Bafo de Onça, vilão dos quadrinhos Mickey.
6. PERNALONGA
A adaptação de Looney Tunes foi feita em 1979, em Os Doidos Contos de Natal de Pernalonga. No especial que reúne várias animações, Eufrazino é um velho avarento que maltrata Gaguinho. Para ensinar uma lição, Pernalonga prega peças e se veste de fantasma para assustar o vilão. Nessa versão, a moral é substituída pelas engraçadas perseguições feitas pelo coelho.
 

7. OS FLINTSTONES

Direto da idade da pedra, os moradores de Bedrock decidem encenar uma versão de Um Conto de Natal. Fred conquista o papel principal e deixa o sucesso subir à cabeça. Ele fica tão concentrado em estudar suas falas que esquece sua filha Pedrita no shopping. Wilma, Barney e alguns fantasmas vão lembrá-lo que o mais importante é a união entre as pessoas.
8. OS JETSONS
Os estúdios Hanna-Barbera utilizaram o conto de Dickens também no desenho futurista Os Jetsons. No episódio produzido em 1985, Cosmo Spacely, chefe de George Jetson, o obriga a fazer hora extra na noite de Natal, enquanto Astro, o cachorro da família, está muito doente. Assim como no conto, os três espíritos tentam convencer o velho sovina a ser mais caridoso e a compreender o significado do feriado.
 

9. EX-NAMORADAS

O clássico de Dickens ganhou uma adaptação bem diferente. Os espíritos natalinos foram substituídos por fantasmas de mulheres em Minhas Adoráveis Ex-Namoradas (2009). O ator Matthew McConaughey vive o mulherengo Connor Mead, que recebe a visita dos fantasmas de seu tio Wayne (Michael Douglas) e de três ex-namoradas. Eles mostram a verdade sobre os relacionamentos do rapaz.
10. BATMAN
Até mesmo os heróis têm seus dias de Scrooge. Na HQ Batman Noel, o homem-morcego está trabalhando demais para prender o Coringa. Ele captura Bob, um empregado do vilão que, na verdade, é um homem bom que só entrou para o crime para sustentar seu filho. Para ajudá-lo a enxergar isso, os fantasmas de Superman, Robin e Mulher-Gato o levam para uma viagem no tempo.
 
 
Recomendamos para você