Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 25.08.2010 25.08.2010

Ópera Brasil de embolada

A Pallas Editora convida para olançamento do livro Ópera Brasil deembolada, de Rodrigo Bittencourt, com ilustrações de Maurício Negro, nestaquinta-feira, 26 de agosto, na Casa da Gávea. Durante o lançamento, haverá  show da banda  Les Pops (quarteto do autor junto com Daniel Loes, Thiago Antunes e RaPreto), com participação de ThaisGullin e Marcelo Câmera. Além de leituras de trechos do livro com MarceloSerrado, Nanda Cosa, Maria Paula, Jefferson Oliveira e Maria Rezende.

                             

“”Rodrigo Bittencourt é um ZéPilintra das artes, quizomba ambulante, Exu rock’n’roll. Misto de poeta,agitador cultural, compositor e apresentador de tv, cabe tudo no balaio dohomem, brasileiro brasileiríssimo que é. Depois de se embrenhar em todos esses redemoinhosde Saci, eis que agora ele saca esta opereta pop, este samba-exaltação docrioulo doido, esta ode graciosa ao “mulato inzoneiro” Brasil, com jeito deconto de Sherazade cabocla, Irmãos Grimm do cerrado, cordel mp3, conto daCarochinha delirante. Escrito para crianças dos 4 aos 84, Ópera Brasil deEmbolada é um passeio pelas belezas e mazelas do nosso caldeirão culturalfervente, onde, em se plantando, tudo sempre deu e dá. Elegia alegórica damiscigenação, acaba por ser, mesmo sem querer, informativo e educador, aotraçar um painel multicolorido (e caótico, como o nosso país afinal!) das artestupiniquins de (quase) todos os tempos. Aquarela do Brasil partida em pedaços,playmobil de casa grande & senzala, a escrita de Rodrigo tem lirismo eloucura, carnaval e decadência, ritual e sátira, folia e lucidez. Macunaíma quefoi à escola, Malasartes beatnik, Policarpo Quaresma funkeiro, o cara misturalé com cré e zás e trás com cousa & lousa e etc e tal. O resultado é umaleitura saborosa e leve, onde o Brasil reluz como nação iluminada do futuro,não por obra de políticos e tecnocratas, mas unicamente pelas mãos e milagresde seus artistas e de seu povo. Evoé, saravá, salamaleicon!””, assina ocantor e compositor Zeca Baleiro na contracapa do livro.

Rodrigo Bittencourt é escritor,diretor de cinema e TV, músico e compositor. Dirigiu os curtas-metragens PorAcaso Gullar (2006), em parceira com Maria Rezende, e Procurando Jorge Mautner(2007), que deu origem à série de TV Procurando Quem, exibida pelo CanalBrasil. Lançou o romance Esmalte Vermelho, em 2008, e lançará ainda o livro Língua de Fogo e Free Jazz. Entre seus trabalhos musicais destaca-se Samba Meu, que deutítulo ao recente CD da cantora Maria Rita.

Serviço:

Lançamento do livro Ópera Brasil de embolada, de RodrigoBittencourt
Casa da Gávea
Praça Santos Dummont, 116 – sobrado
Gávea – Rio de Janeiro
Entrada Franca

>>> Assista à entrevista exclusiva com Rodrigo Bittencourt:

Recomendamos para você