Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Outros 19.07.2012 19.07.2012

Olimpíada não é só para profissionais

Por Diego Muniz
 
Um atleta profissional treina anos, supera obstáculos como contusões, muitas vezes precisa abdicar de outras atividades como o estudo, estar perto da família e dos amigos o ano inteiro. Ele ainda tem horários regulados, uma rotina que não dá inveja a ninguém e convive com dores quase que diariamente.
Muito suor depois, recebe a tão esperada compensação: medalhas e até, quem sabe, um título de campeão olímpico. E você pode sentir esse gostinho sem ter que passar por tanto sacrifício e dedicação: curtindo os jogos esportivos em videogame, que atualmente estão tão reais que nem podemos garantir que você não sentirá alguma dor se vivenciar partidas e disputas emocionantes.
De fato, a inovação gráfica alinhada à tecnologia de consoles e controles garante uma incrível experiência para os gamers. Facilmente é possível se sentir dentro de um jogo de verdade, disputado com muita rivalidade e ainda terminar suando. Se perceber que ainda não está pronto para enfrentar um campeonato inteiro, a maioria dos jogos tem recursos para treino de um fundamento específico. É juntar a turma e começar a competir.
LONDRES 2012
No final deste mês se inicia a Olimpíada de Londres-2012. O maior evento esportivo do mundo reunirá 204 países, 10.500 competidores e será realizado entre os dias 27 de julho e 15 de agosto. Mas não precisa esperar a cerimônia de abertura para começar a curtir a competição. Como tradicionalmente acontece em anos de Jogos, chegam às lojas títulos temáticos. Na edição londrina, dois games oficiais fazem a prévia virtual do torneio.
 
Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games, parceria da Nintendo com a Sega, conta com a liderança dos dois mascotes na disputa do ouro olímpico. Já o recém-lançado London 2012: The Official Video Game of the Olympic traz realismo para as modalidades olímpicas. 
 
Criados para a geração atual de consoles, os jogos virtuais apresentam dinamismo e acessórios com sensor de movimentos para desafiar as habilidades dos jogadores. E as reproduções gráficas incluem até cenários com os pontos turísticos da terra da rainha.
 
Aproveitando o espírito esportivo, preparamos uma lista (que vai além dos títulos olímpicos) de games que farão os jogadores sentirem a adrenalina de participar de uma disputa internacional. Quem sabe, em 2016, você não faça parte da delegação brasileira no Rio-2016? Separe a água, faça alongamento e boa competição.
 
LONDON 2012: THE OFFICIAL VIDEO GAME OF THE OLYMPIC GAMES
(PC, PlayStation 3 e Xbox 360)
 
O título oficial dos Jogos de Londres combinou projeto gráfico realista com jogabilidade para superar seu antecessor (Beijing 2008). “O game lhe coloca na pele de um participante da Olimpíada, com todas as modalidades inclusas”, garante o jogador Rafael Becker, 17 anos, redator do site PlayStation Blast.
 
Para se tornar o mais completo simulador de esportes olímpicos, o game reúne mais de 45 modalidades com provas aquáticas, atletismo, ginástica artística, levantamento de peso e judô.
Outro atrativo é competição simultânea entre os países. Com o recurso online, os atletas virtuais disputam os melhores lugares no ranking online e cada medalha conquistada ajuda o país na classificação geral. É a sua chance de transformar o Brasil em uma potência olímpica. 
 
 
MARIO AND SONIC AT THE LONDON 2012 OLYMPIC GAMES
(Nintendo 3DS e Wii)
 
Acessibilidade e diversão marcam o confronto olímpico dos rivais Mario Bros e Sonic. Neste título, os personagens se enfrentam em uma coletânea de esportes e conta com uma delegação especial – os seus amigos de série.
 
O Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games é uma boa escolha para disputas em família e amigos. “Qualquer iniciante se tornará um adversário de valor em poucas tentativas. A maioria das modalidades permite que até quatro jogadores participem, provando que é um game para ser jogado em turma”, revela o advogado e redator do site Nintendo Blast, Alberto Canen. 
 
A edição 2012 traz novas modalidades como futebol, hipismo e badminton. O uso do Wii Remoto garante efeitos reais em alguns esportes e ainda é possível participar de um modo tabuleiro, tendo a cidade de Londres como cenário e o badalado Big Ben como início dos minijogos.
 
DICA DO MESTRE (Rafael Becker): “A dica é escolher competidores específicos para cada esporte. O Mario, Tails, Shadow e Sonic são muito habilidosos em categorias que precisem de um bom salto e velocidade. Donkey Kong, Bowser, Wario e Vector são exemplos de competidores que se destacam em esportes que exigem força. Há ainda os personagens neutros, como Silver, Luigi e Yoshi, que não são destaque em nenhuma categoria, mas possuem um equilíbrio entre todas elas. Certamente uma boa escolha para quem está na dúvida.”
 
CONTINUE LENDO. CONHEÇA OS JOGOS:
 
 
Recomendamos para você