Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Outros 19.07.2012 19.07.2012

Olimpíada não é só para profissionais (parte II)

Por Diego Muniz
 
WII SPORTS RESORT
(Wii)
 
Um dos mais completos jogos multiesportes reúne exatidão e diversão nas opções de provas. Com 12 atividades diferentes, cada uma delas com suas variações, o Wii Sports Resort usa os sensores de movimento no controle do videogame.
 
“É sem dúvida um dos melhores jogos exclusivos de Nintendo Wii. Podemos usar nossos Miis para competir com amigos em novidades como ciclismo, basquete e paraquedismo, além de poder experimentar de novo o boliche e o golfe. O investimento em um Wii Remote Plus com certeza também vale muito a pena”, afirma Rafael.
 
DICA DO MESTRE (Rafael Becker): “No ciclismo, não fique gastando muito fôlego. Quando você já estiver no último coração, recupere energia para então continuar a pedalar com força novamente. Se você for assim durante todo o percurso, a vitória com certeza será sua.”
 
DICA DO MESTRE (Alberto Canen):
“No jogo de 100 pinos do boliche, faça uso de um dos trilhos laterais para lançar a bola. Para isso, é necessário colocar o seu Mii bem próximo da lateral (esquerda ou direita) e alinhar quase paralelamente com o trilho, inclinando um pouco para o lado para que a bola siga em cima dele. A bola não vai atingir diretamente pino algum, vai até o fundo, causa um estrondo e derruba todos os pinos. Fácil de fazer e garante a total derrubada dos pinos toda vez.”
 
 
FIFA 12
(PlayStation 3 e Xbox 360)
 
Futebol pode não ser o esporte mais popular em uma Olimpíada, mas ser brasileiro é sempre uma boa desculpa para jogar bola com os amigos. E o duelo dos gramados virtuais se tornou ainda mais real com o Fifa 2012. Animações dos jogadores e das torcidas dão o toque especial para as partidas. Destaques para a qualidade dos dribles, impactos e contusões. “Os modos de jogo são excelentes, permitindo que você crie seu próprio jogador, que administre seu próprio time ou que escolha um clube”, diz Rafael Becker.
 
“Cada jogador do seu time tem características próprias que devem ser bem exploradas. Se você jogar com o Messi, por exemplo, certamente terá alguém muito rápido e com chutes mais precisos; já um jogador alto e bom cabeceador, como o Fred do Fluminense, certamente terá vantagem dentro da área. Então é importante conhecer bem cada jogador do time”, completa Alberto Canen.
 
DICA DO MESTRE (Alberto Canen):
“Valer-se da tabelinha – o famoso 1-2 -, que é muito útil se usado apropriadamente (não da defesa, claro) e também é simples de usar, apertando L1 + X. Com a prática, vai ficando cada vez mais fácil, então jogue bastante até ter domínio dos comandos.”
 
 
GRAND SLAM TENNIS 2
(disponível para PlayStation 3 e Xbox 360)
 
Roger Federer, Rafael Nadal, Serena Williams e Maria Sharapova são alguns dos tenistas consagrados que você pode escolher para encarar os quatros grandes torneios da modalidade: Astralian Open, Aberto da França, U.S. Open e Wimbledon, no Grand Slam Tennis 2. “É possível aplicar top spins, deixadinhas, voleios e lobs com precisão. Os gráficos são muito reais e um desavisado pode pensar que se trata de uma partida real na TV”, comenta Alberto Canen.
 
DICA DO MESTRE (Alberto Canen):
“É fundamental entender os conceitos básicos de posicionamento na quadra após cada batida na bola. Nem sempre o centro é o melhor ponto a se ficar, o mais comum é que seja necessário se posicionar em um dos lados da quadra (durante os ralis). Por exemplo: se você golpeou da sua direita para a direita do adversário, então você deve continuar onde está, mas se você golpeou da sua direita na paralela (esquerda do adversário), você deve se posicionar do seu lado oposto (esquerdo). Por fim, é bom assistir às partidas de tênis na TV e tentar usar as táticas dos jogadores, pois sempre ajuda ver o que os profissionais fazem, além de ser divertido.”
 
 
KINECT SPORTS
(disponível para Xbox 360)

Com a vantagem de dispensar o controle para jogar (graças ao Kinect), o título transforma o ambiente em um local de competição. Habilidades intuitivas como saltar, esquivar, arremessar e chutar são constantemente exigidas em algumas atividades. Por isso é recomendável ter espaço na sala para jogar e muita força de vontade para suar a camisa de verdade no Kinect Sports.

“O jogador simula os movimentos dos esportes que aparecem nele: vai jogar vôlei de praia? É preciso pular para cortar ou bloquear, dar manchetes, levantar a bola, está tudo ali. Mas não se preocupe com a sua altura, pois o que vale é o tamanho do seu boneco. Está aí uma forma muito divertida de se perder aquelas calorias. E qualquer um pode participar”, diz Alberto Canen.
 
 
BIG LEAGUE SPORTS
(Xbox 360)
Com os seis esportes mais populares do mundo, entre eles basquete e futebol que estarão em Londres, o jogo Big League Sports fornece treinamentos e maneiras divertidas de disputa. O sistema simples de jogo garante boa jogabilidade e acesso a vários níveis de jogador.
 
PRO EVOLUTION SOCCER 2012- PES 2012
(PlayStation 3 e Xbox 360)
Controlar o jogador que não está na jogada para criar tabelinhas é uma das evoluções do PES 2012. Além, é claro, de poder jogar ao lado de Cristiano Ronaldo, Messi e companhia com a narração em português de Silvio Luiz.
DICA DO MESTRE (Rafael Becker): “Quando for cobrar uma falta, há boas maneiras de dar efeito à bola. Quando for chutar a bola, com o quadrado, aperte ao mesmo tempo o botão R2 que a bola irá fazer uma curva. Se apertar junto o direcional para cima, a bola irá mais forte; se apertar o direcional para baixo, ela irá mais fraca (apertando quadrado, R2 e direcional para baixo com um bom batedor a uns 23 m da trave, é gol certo).”
 
 
 
JÁ LEU A PRIMEIRA PARTE DA MATÉRIA?
 
 
 
Recomendamos para você