Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

O Stanley Kubrick que você não viu

Nem você nem ninguém puderam ter a chance de assistir àcinebiografia sobre o imperador Napoleão Bonaparte que o diretor StanleyKubrick (1928-1999) planejava filmar logo após 2001 – Uma odisséia no espaço, de 1968 (a Saraiva tem duas versõesdesse filme, em DVD simples e duplo). Mas, para deleite dos fãs, em especial osque possam desembolsar US$ 700 (mais de R$ 1.300!), a editora Taschen lança no mês que vem uma edição limitada, de apenas milcópias, de “Napoleão”, uma elegante caixa com 10 livros, totalizando 2.874 (!)páginas com pesquisa iconográfica de Napoleão, informações e fotos das locaçõespretendidas pelo diretor, detalhes sobre os figurinos, cartas e uma versão fac-símiledo roteiro. Tudo em inglês, francês e alemão.

Kubrick queria que seu filme fosse não apenas um “estudo” dopersonagem, mas um épico grandioso, com cenas de batalhas e centenas de extrasem cena. Sua “pretensão” acabou arruinando o projeto. Estúdios como a MGM e aUnited Artists consideraram a produção arriscada, numa época em que filmesépicos estavam um tanto fora de moda.

Se o preço da compilação da Taschen não cabe em seuorçamento, não quer dizer que você vai ficar sem Kubrick na sua melhorprateleira. A Saraiva tem em seu catálogo alguns filmes de do diretor lançadosno Brasil pela Warner Home Video, como OIluminado, Barry Lyndon, Laranja Mecânica, De olhos bem fechados e o próprio 2001, em duas versões, DVD simples e duplo. (Por Eduardo Simões)

Recomendamos para você