Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 23.09.2014 23.09.2014

O Reggae-pop descompromissado do Magic!

Por Tiago Wonka
“Why you gotta be so rude? Don’t you know I’m human, too?”. Quem ouve esse refrão no rádio, embalado por uma pegada de reggae e com um estilo praiano agradável, pode facilmente dizer que é uma música de Jack Johnson ou Jason Mraz.
Com integrantes não menos talentosos que os artistas acima, a canção “Rude” pertence à banda revelação Magic!, que já é considerada um fenômeno musical pelo desempenho que vem apresentando, não apenas nos charts como também em função dos admiradores do seu som.
Eles desembarcam no Brasil este mês para única apresentação no São Paulo Mix Festival e, caso você esteja em dúvida, nós vamos te dar bons motivos para conhecer os caras e não perder esse show.
REGGAE BEM-SUCEDIDO
Alguns feitos e números podem confirmar que a ascensão meteórica do Magic! não parece ser uma moda passageira. Eles emplacaram “Rude” no top 10 das paradas de mais de 5 países e ficaram em primeiro lugar no disputado Hot 100 da Billboard US por 5 semanas, desbancando o megahit “Fancy”, da rapper Iggy Azalea. A música continua até hoje entre as 10 mais pedidas, tornando-se um dos hits do verão americano.
“Rude” foi a nona canção de reggae a alcançar o topo da parada, algo que não acontecia há 10 anos. Na Billboard Digital Songs, foi a segunda, atrás apenas de “Beautiful Girls”, de Sean Kingston, lançada em 2007.
E tem mais: o Magic! é a sexta banda canadense a ocupar o topo da Hot 100 US, feito inédito desde 2001. Tudo isso fica ainda mais impressionante se pensarmos que é o primeiro single do álbum de estreia, Don`t Kill The Magic, que vendeu cerca de 36 mil cópias apenas em sua primeira semana.
FÓRMULA MAGIC!
A esta altura você deve estar pensando que esse sucesso todo foi um golpe de sorte de uma banda novata que caiu de paraquedas no mundo da música, certo? Errado! Nasri Atweh, o vocalista, já estava havia um tempo no mercado musical como compositor, colaborando com grandes artistas, entre eles Justin Bieber, David Guetta, Akon, Pitbull, Christina Aguilera e Chris Brown. Foi em um desses trabalhos que Nasri conheceu o guitarrista Mark Pellizzer, e eles resolveram montar uma banda.
No instante em que Nasri e Mark começaram a trabalhar juntos, segundo eles, todo o processo fluiu de forma natural, simples e rápida… como mágica. Não é preciso dizer de onde saiu o nome da banda, não é? Juntaram-se a eles o baterista Alex Tanas e o baixista Ben Spivak, e assim surgiu a formação original do Magic!
O estilo musical também foi algo que veio naturalmente. Todos os integrantes são de Toronto, Canadá, e como a relação com comunidades do Caribe é estreita, a influência do reggae, ska e outros ritmos caribenhos foi inevitável. Nasri diz que ele e o reggae são “novos amigos, mas velhos amantes”, e, com a experiência que já tinha adquirido como compositor de grandes artistas POP, acertou em cheio ao combinar os dois estilos e projetar uma música fiel às raízes, mas ao mesmo tempo com apelo comercial.
Todos os integrantes da banda são canadenses, e a proximidade com os ritmos caribenhos trouxe a influência do reggae para a música
Para Tony Aiex, do site Tenho Mais Discos que Amigos, o grande trunfo da banda é a simplicidade, que traz para as canções uma sonoridade universal: “A música é muito boa, mistura reggae com pop, tem um refrão daqueles que grudam na cabeça e agrada desde fãs do estilo até aqueles que não são lá muito inclinados ao reggae”.
Mas pontua que ainda é muito cedo para falar mais sobre o grupo: “A banda é muito nova, o primeiro disco saiu agora no final de junho e tem sido recebido por críticas variadas. Eles estão em Los Angeles há um tempo trabalhando na indústria da música, então agora estão tendo uma grande chance”.
OUTROS TRABALHOS E FUTURO
Além de seu primeiro trabalho, eles marcam presença no último álbum da colombiana Shakira, na faixa “Cut Me Deep”, e na trilha sonora oficial da Copa do Mundo FIFA 2014, com a canção “This Is Your Time (Agora é Nossa Hora)”.

O Magic! está escalado para abrir os shows na etapa norte-americana da turnê mundial do Maroon 5, que deve acontecer no início de 2015, e prepara-se para lançar o novo single, “Let Your Hair Down”, que já tem um lyric video.

SERVIÇO:

São Paulo Mix Festival
Onde: Arena Anhembi
Quando: 27 de setembro de 2014
Quanto: R$ 60,00 inteira, R$ 30,00 meia entrada
Recomendamos para você