Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo HQ 30.11.-0001 30.11.-0001

O que os quadrinhos preparam de especial para 2014

Por Marcelo Rafael
 
Se 2013 foi o ano da Mônica, dos X-Men e do Super-Homem, agora é a vez do Batman, da Marvel Comics e de alguns personagens Disney celebrarem seus grandes momentos na seção de quadrinhos das livrarias.
Os responsáveis de algumas das principais editoras de quadrinhos do país revelaram o que vem por aí neste ano e que promete enriquecer as estantes de adultos e crianças em 2014.
NEMO
Vencedora do Troféu HQ Mix 2013 de Editora do Ano, a Nemo fechou 2013 com 55 títulos em seu catálogo e deve acrescentar novidades de peso. “Em 2014, traremos novas séries, coleções, álbuns e formatos”, afirma o editor Wellington Srbek.
Para este ano, o selo do Grupo Autêntica prevê a continuação da série belga infantil Boule & Bill, da tirinha norte-americana Snoopy e da série adulta O Mundo de Edena, do francês Moebius. A grande novidade fica com Garfield, de Jim Davis, que chega com três títulos de histórias inéditas no Brasil.
E os leitores que curtem ficção científica não ficaram só com Moebius, já que chega Aâma, do suíço Frederik Peeters, com suspense e fantasia. A obra, premiada com o troféu Angoulême 2013, conta a história do amnésico Verloc Nim, que busca a misteriosa substância aâma do título em meio a um mundo hipertecnológico.
Por fim, entre as novidades nacionais, destaca-se A Luta Contra Canudos, de Daniel Esteves, Jozz e Akira Sanoki, que inaugura a coleção História & Quadrinhos, que já está com mais dois títulos preparados.
“Planejamos para 2014 vários outros títulos nacionais, que ainda serão anunciados, ampliando o número de autores brasileiros em nosso catálogo”, finaliza Srbek.
 
A HQ nacional também tem destaque em 2014 com Daniel Esteves
PANINI
Depois do aniversário de 75 anos do Homem de Aço, em 2013, é a vez de O Cavaleiro das Trevas completar a mesma idade em 2014. Batman deve trazer alguns especiais, como Ano Zero e Batman e Robin, além de outros títulos.
Já a Marvel começa com a saga A Era de Ultron agora em janeiro. E, dando continuidade aos encadernados de capa mole, como Massacre de Mutantes e A Queda dos Mutantes, que vêm saindo nos últimos meses, a Panini reeditará Programa de Extermínio, saga de 1994 (no Brasil) em que os mutantes são capturados e escravizados na ilha de Genosha.
Entre os mais aguardados encadernados está X-Men – Dias de um Futuro Esquecido, que deve chegar às livrarias próximo à data de estreia do filme de Snyder, adaptação da saga mutante para a telona que deve estrear em maio.
Hulk também ganhará dois encadernados este ano: Além da Redenção e Futuro Imperfeito. E por último, a coleção Biblioteca Histórica Marvel terá o segundo volume de Surfista Prateado em 2014. “É uma dívida antiga que a editora tinha com os fãs”, conta Levi Trindade, editor sênior de Marvel e DC na Panini.
DISNEY
2014 é o ano em que Peninha comemora 50 anos e o Pato Donald, 80 anos, mas quem já está com especial marcado é o Urtigão. Em março, deve chegar a HQ de comemoração de 50 anos do personagem e, como já é de costume nos especiais de aniversário da Abril, o título trará as primeiras histórias do caipira norte-americano.
No ano em que o Brasil será o centro das atenções no futebol com a Copa do Mundo, a revista de linha do Zé Carioca trará histórias temáticas, e a Abril preparou três volumes especiais somente com tramas do gênero.
A Família Pato, Mickey Mouse e, claro, o papagaio malandro devem ganhar álbuns de 300 páginas em que aprontam de tudo no futebol.
No entanto, a maior cartada fica com duas grandes publicações que fizeram e vão fazer História nos quadrinhos. Duas HQs devem ganhar reimpressões em formato especial, com distribuição exclusiva em livrarias.
A primeira é Dragon Lords, que chega já em janeiro. A história, publicada originalmente no Brasil em 2005, conta uma aventura de fantasia onde a Família Pato vai parar em um mundo distante habitado por dragões. O especial em capa dura terá 180 páginas.
Já a grande sensação será a reedição da supersaga O Mistério dos Signos. Publicada pela primeira vez em 1990, no Brasil, a história em que os maiores heróis e vilões da Disney buscam completar um amuleto zodiacal com partes espalhadas por todo o mundo terá 370 páginas.
Elas marcam a entrada dos quadrinhos Disney no Brasil no setor de publicações encadernadas. Com capa dura e papel couché, as sagas completas virão com textos explicativos sobre autores da obra, como a Abril já tem feito.
“São duas grandes sagas, e O Mistério dos Signos é considerada a melhor série em quadrinhos da Disney de todos os tempos por fãs e por especialistas”, comenta Paulo Maffia, editor da Abril responsável pelas publicações da Disney.
HQM
A editora de Os Mortos Vivos, a HQ oficial da série The Walking Dead, trará às lojas Ladrão dos Ladrões, de Robert Kirkman, que deve virar seriado do mesmo canal da série de zumbis, segundo o editor Leonardo Vicente.
Ainda falando de mortos e Inferno, Spawn, a cria do Demônio, terá mais um título ainda no primeiro semestre. E a cultuada série de Terry Moore, Estranhos no Paraíso, também deve ganhar mais um volume no mesmo período.
Apostando nas HQs da Valiant, a editora lançará Universo Valiant e rearranjará o mix de histórias da mensal X-O Manowar. Bloodshot e Harbinger passarão a ser publicadas em Universo Valiant, que trará também o primeiro crossover da linha, As Guerras Harbinger.
E Rocketeer terá um especial com duas graphic novels em um mesmo volume e outro com histórias curtas, além da publicação normal.
Com tanta coisa boa em 2014, é só ficar de olho nas lojas e arranjar mais um espaço na estante para aquele especial imperdível.
 
 
Recomendamos para você