Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 25.06.2013 25.06.2013

O que os mais importantes pensadores da atualidade nos trazem de novo?

Por Andréia Martins e Carolina Cunha
 
No início deste ano, a revista britânica Prospect, uma das mais renomadas publicações de atualidades no Reino Unido, divulgou a lista dos 100 mais importantes pensadores mundiais atuais, o World Thinkers 2013.
 
Para chegar aos nomes, a revista fez uma votação popular, e pessoas do mundo inteiro elegeram seus intelectuais preferidos. A lista inclui 100 pensadores renomados da biologia, física, economia, linguística, psicanálise, entre outras áreas.
 
Para entender melhor quem são esses pensadores do momento (todos já com décadas de bagagem) e o que eles trazem de novo, o SaraivaConteúdo fez um raio-x dos nomes que possuem uma obra literária intensa e de referência entre os dez primeiros da lista.
 
RICHARD DAWKINS
Quem é: 72 anos, biólogo evolucionista, ateu e criador do conceito de meme – algo como uma unidade de cultura ou uma ideia que pode ser passada pela imitação –, hoje tão em voga na internet; 1º na lista de novos pensadores modernos.
 
 
O biólogo Richard Dawkins
 
O que traz de novo: Dawkins é um seguidor da teoria da evolução de Charles Darwin, baseada na seleção natural, mas avança, propondo o que alguns chamam de ultradarwinismo, já que tudo seria explicado com base na seleção natural. No entanto, afirma que Darwin cometeu alguns erros na área genética. Para Dawkins, o gene é a principal unidade da seleção natural.
 
STEVEN PINKER
Quem é: 58 anos, psicólogo e linguista; 3º da lista de pensadores mundiais.
 
O que já escreveu: seu último livro, Os Anjos Bons da Nossa Natureza (2013), gerou polêmica por dizer que a violência é uma ilusão de ótica e que, nos últimos 100 anos, o mundo foi muito pacífico. Outros títulos são Como a Mente Funciona, Do Que É Feito o Pensamento e Tábula Rasa.
 
Steven Pinker, psicólogo e linguísta
 
O que traz de novo: em relação a outro linguista renomado, Noam Chomsky, ambos estudam sobre a aquisição da fala e as noções de desenvolvimento inato da linguagem. No entanto, os dois travam uma interessante batalha intelectual, já que Chomsky trabalha com a ideia de uma gramática universal de base inata, natural, enquanto Pinker enxerga a linguagem como uma ação de adaptação evolutiva.
 
AMARTYA SEN
Quem é: 80 anos, Nobel de Economia, um dos pioneiros do conceito de Estado de bem-estar social; 7º na lista dos pensadores mundiais.
 
 
Amartya Sen, Nobel de Economia
 
O que traz de novo: os conceitos de Amartya Sen seguem o pensamento do economista inglês John Keynes, segundo o qual o Estado deve oferecer garantias básicas para o bem-estar da vida em sociedade, como saúde, educação e moradia. No entanto, Sen vai além dos tais direitos básicos e propõe que o Estado deve garantir também segurança e cultura e que o desenvolvimento de um país está ligado à liberdade dos cidadãos.
 
DANIEL KAHNEMAN
Quem é: 79 anos, psicólogo israelense. Fala sobre o funcionamento da mente. Nobel de Economia e 10º na lista de pensadores mundiais de 2013.
 
O que já escreveu: o mais conhecido no Brasil é Pensando, Rápido e Devagar.
 
Daniel Kahneman
 
O que traz de novo: Em 1959, Henry Markowitz publicou um artigo no qual definia a Moderna Teoria das Finanças. O tema, até então, era pouco aprofundado pelos estudiosos de economia e psicologia. Nessa área, Kahneman seria então um dos principais nomes duas décadas depois. Em 1979, publicou o artigo considerado o fundador desse ramo de estudo das finanças. O israelense passou a defender que as pessoas decidiam suas compras movidas por seus interesses e pela racionalidade, ideia na qual se acreditava na época, mas acrescentou que as decisões de compra/investimento também são igualmente motivadas pela emoção, crenças e intuições.
 
SLAVOJ ŽIŽEK
 
Quem é: 64 anos, filósofo esloveno. Fala sobre o funcionamento da mente. 6º na lista de pensadores mundiais de 2013.
 
O que já escreveu: Em Defesa da Intolerância, O Sublime Objeto da Ideologia, Primeiro Como Tragédia, Depois Como Farsa, Vida em Paralaxe e o mais recente Menos Que Nada – Hegel e a Sombra do Materialismo Histórico.
 
O filósofo Slavoj Zizek
 
O que traz de novo: carrega uma forte influência de Hegel e Kant; começou estudando as teorias hegelianas e marxistas a partir da teoria psicanalítica lacaniana. É um dos principais seguidores de Lacan. No entanto, trabalha suas teorias aliadas aos campos da sociologia, da psicologia, da psicanálise, da filosofia e da comunicação. É polêmico, sendo crítico do modelo de cidadãos ativos nas suas comunidades, e já declarou que “a ecologia é o ópio do povo”.
 
VEJA A LISTA DOS 10 MAIS IMPORTANTES PENSADORES MUNDIAIS DE 2013:
1. Richard Dawkins, biólogo evolucionista
2. Ashraf Ghani
3. Steven Pinker, linguista
4. Ali Allawi
5. Paul Krugman
6. Slavoj Žižek, filósofo
7. Amartya Sen, Nobel de Economia
8. Peter Higgs
9. Mohamed El-Baradei, Nobel da Paz
10. Daniel Kahneman
 
 
Recomendamos para você