Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 25.11.2010 25.11.2010

O otimismo de Robert Capa

Por Felipe Pontes

Fotos de Robert Capa / divulgação

Semos trens de pouso, uma das “fortalezas voadoras” – o bombardeiro B17 – é obrigada a realizar um pouso forçado, de barriga, nabase aérea norte americana de Chelveston, Inglaterra. Em prontidão, Robert Capa prepara sua Contax e, após o socorro ao resto da tripulação mutilada, captura orosto em close do piloto que sai da aeronave, aparentemente ileso, a não serpor um ligeiro corte na testa. “Eram essas as fotos que você estava esperando,fotógrafo?”, condena o jovem oficial. Robert Capa, grande mito do fotojornalismo mundial, também teve que lidar com o dilema primordialdo métier.

“A pior coisa é sentir que como fotógrafo eu me beneficioda tragédia alheia”, escreveu certa vez James Nachtwey, um dos correspondentes de guerra maisconceituados da atualidade. Retratado no documentário War Photographer (2001), Nachtwey possui a personalidade amarga e séria facilmente atribuída a esses profissionais, testemunhas ocularesdas piores cenas de sofrimento humano. Já Capa, o homem, encontrava no humor a melhor forma de lidar com suaslembranças, transcritas por ele no texto memorial Ligeiramente fora de foco, relato sobre a experiência na II Guerra Mundial até agora inédito no Brasil, recém-lançado pela editora Cosac Naify.

Ao sair da Hungria aos 18 anosde idade, Capa acalentava o sonho romântico de ser escritor e repórter, o quede fato foi, antes de a fotografia entrar em sua vida. E ninguém com melhorconhecimento de causa para nos revelar seu incrível carisma como contador dehistórias nato do que seu irmão, Cornell Capa, autor do prefácio da nova ediçãode Ligeiramente fora de foco. Tanto que recém-saído da guerra, Robert Capa levou seu charme aos bastidores de Hollywood e teve um casocom a grande estrela do cinema Ingrid Bergman, inspirando a trama do clássico filme Janela Indiscreta, de Alfred Hitchcock. Antes mesmo de estar perto de terminar de escrever suas memórias, o fotógrafo já as havia vendido a um editor nova-iorquino.

Lançado em julho de 1947, olivro recebeu excelentes resenhas e foi um sucesso entre os leitores, muitodevido à irreverência do tom coloquial de Capa, em grande medida explicado pelofato de boa parte do texto ter sido ditada. Isso nos permite perfeitamenteimaginar estar ouvindo da boca do próprio autor, numa mesa de restaurantequalquer, o relato do que parece ser uma grande anedota, emoldurada por uma excitantehistória de amor. Ele “”escrevera seu livro não para ser tomado como umdocumento histórico, mas sim para servir, com poucas alterações, de base paraum roteiro de cinema interessante”, descreve Richard Whelan, autor da introduçãoda nova edição e amigo pessoal, editor e biógrafo de Capa.  

Mas a auto-ironia expressa jáno título – uma avaliação honesta de uma das fotos mais célebres de Capa, a dosparaquedistas americanos saltando sobre a Sicília na invasão aliada de 1943,para ele ligeiramente fora de foco – não é suficiente para nos fazer esquecerde que o assunto principal da narrativa é o maior conflito armado da História. Mortoem 1954 ao pisar em uma mina terrestre na Indochina, Capa leva até o fim amáxima criada por ele mesmo e adotada por sucessivas gerações defotojornalistas: “se suas fotos ainda não estão boas o suficiente, é porquevocê ainda não está perto o suficiente”. Fosse na Inglaterra, no norte daÁfrica ou no sul da Itália, armado apenas com seu equipamento, sua preocupaçãoconstante foi sempre “chegar rapidamente ao cenário de guerra”, junto com o front, e por isso foi o único fotógrafo a por os pés na costa da França, dentre os quatro escolhidos para desembarcar na Normandia do dia D.  

Como não poderia deixar deser, Ligeiramente fora de foco é não só uma narrativa verbal, como também visual.Sincronizadas na cronologia da história estão um número farto de imagenseditadas pelo própria Capa. Mas ao contrário da maioria das fotografias deguerra, o mestre do fotojornalismo transparece nos quadros não a crueza de corposesfacelados e sim um grande otimismo diante das situações mais desesperadoras,seja no balde que serve de mesa para a sagrada hora do chá em um abrigo anti-bombainglês ou no homem com uma pá e um balde diante das gigantescas ruínas do prédiocentral dos correios, em Nápoles. Um reforço do mesmo otimismo e presença de espírito com que Capa narra as situações mais absurdas, a começar por terconseguido se cadastrar correspondente de guerra no Exército dos EstadosUnidos, mesmo sendo húngaro, nacionalidade inimiga dos aliados.

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