Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

O Oscar “”delas””

Comemorado hoje, o Dia Internacional das Mulheres ganhou na madrugada de ontem para esta segunda-feira mais um motivo para ser comemorado com a vitória de Kathryn Bigelow e seu filme, “”Guerra ao terror””, na 82ª cerimônia do Oscar. Bigelow (na foto, recebendo o Oscar das mãos de Barbra Streisand) entrou para a história como a primeira mulher a levar a estatueta de melhor direção e, mal deixou o palco com seu troféu, teve de voltar para receber o Oscar de melhor filme, visto que também é produtora.

A vitória de “”Guerra ao terror””, com seis troféus ao todo, também entre eles o de melhor roteiro adaptado para Mark Boal, foi uma vitória do cinema independente contra os blockbusters, representado por “”Avatar””, que levou apenas três troféus (os mais técnicos, de direção de arte, fotografia e efeitos especiais).

Outra surpresa da noite, ainda que houvesse quem cantasse esta bola, foi o prêmio de melhor filme estrangeiro para o argentino “”O segredo de seus olhos””, de Juan José Campanella (“”O filho da noiva“”), que venceu o já largamente premiado “”A fita branca””, de Michael Haneke.

O primeiro prêmio da noite foi uma das barbadas da cerimônia: o austríaco Christoph Waltz levou a estatueta de melhor ator coadjuvante por seu desempenho como o coronel Hans Landa de “”Bastardos inglórios””, de Quentin Tarantino. Algumas categorias depois, a outra premiação “”batata”” foi para Monique, melhor atriz coadjuvante por “”Preciosa””.

O filme de Lee Daniels levou ainda o Oscar de melhor roteiro adaptado e o premiado, Geoffrey Fletcher, foi dono do melhor discurso de agradecimento da noite. Tão bom que mereceu piada do apresentador Steve Martin: “”Fui em quem escreveu””.

A propósito, foi um sucesso a apresentação de Steve Martin e Alex Baldwin, colegas da comédia “”Simplesmente complicado””, que fizeram piadas bem na medida e demonstram ótima química no palco. Mas foi estranho terem anunciado que Sasha Baron Cohen não iria fazer a sátira a “”Avatar””, para não “”chatear”” James Cameron, sendo que Ben Stiller o fez – vestido como um dos habitantes azuis de Pandora – na apresentação do prêmio de melhor maquiagem, que foi para “”Star Trek””.

Um dos momentos altos foi a homenagem a John Hughes, morto no ano passado, com a presença no palco dos atores Matthew Broderick, Molly Ringwald, Macaulay Culkin, Judd nelson, Anthony Michael hall e Ally Sheedy. Depois de aparecem em clipes de clássicos dos anos 80 como “”Curtindo a vida adoidado””, todos dirigidos por Hughes, eles falaram de sua relação com o diretor, conhecido por suas comédias voltadas para o público adolescente. Mereceu o tributo isolado da tradicional sessão “”in memorian””.

Outro destaque foi a categoria de animação, que teve uma apresentação bem divertida, com os personagens animados dos filmes falando da indicação. O vencedor foi “”Up – Altas aventuras“”.

A 82ª cerimônia do Oscar teve ainda duas confirmações de previsões: as estatuetas de melhor ator e atriz para Jeff Bridges (por “”Coração louco””) e Sandra Bullock (por “”The blind side””), já premiados com troféus no Globo de Ouro e nos Screen Actors Guild Awards. Enfim, nem tudo foi tão surpreendente.

Veja abaixo a lista completa dos vencedores e, logo em seguida, o trailer legendado de “”Guerra ao terror””:

Filme
“”Guerra ao Terror””

Direção
Kathryn Bigelow, por “”Guerra ao Terror””

Atriz principal
Sandra Bullock

Ator principal
Jeff Bridges

Filme estrangeiro
“”O Segredo dos Seus Olhos””

Animação
“”Up – Altas Aventuras””

Documentário
“”The Cove””

Ator coadjuvante
Christoph Waltz, por “”Bastardos Inglórios””

Atriz coadjuvante
Mo’Nique, por “”Preciosa – Uma História de Esperança””

Roteiro original
“”Guerra ao Terror””

Roteiro adaptado
“”Preciosa – Uma História de Esperança””

Direção de arte
“”Avatar””

Fotografia
“”Avatar””

Figurino
“”The Young Victoria””

Maquiagem
“”Star Trek””

Efeito especial
“”Avatar””

Edição
“”Guerra ao Terror””

Canção original
“”The Weary Kind””, de “”Coração Louco””

Trilha sonora
“”Up – Altas Aventuras””

Edição de som
“”Guerra ao Terror””

Mixagem de som
“”Guerra ao Terror””

Curta-metragem
“”The New Tenants””

Curta-metragem de animação
“”Logorama””

Documentário de curta-metragem
“”Music by Prudence””

 

Recomendamos para você