Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 19.12.2012 19.12.2012

O Natal das crianças nas páginas dos livros

 
Por Priscila Roque
 
Esta é uma das épocas do ano mais queridas pelas crianças. Listas de presentes, decoração da árvore, guloseimas espalhadas pela casa e, claro, as tão aguardadas férias deixam os pequenos eufóricos.
Para explicar o sentido do Natal, tal como a aproximação da família, as lendas, os focos comerciais e o aspecto religioso, oferecer um livro sobre o assunto para uma criança pode ser o começo de um diálogo saudável e divertido.
O SaraivaConteúdo preparou uma lista com três sugestões para cada faixa etária, com formatos e assuntos bem variados.
 
 
 
 
CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
 
 
A Rena de Natal – Meu Livro de Pelúcia (Editora Vale das Letras)

O livro conta a história do primeiro Natal de uma rena que vai acompanhar o Papai Noel na entrega dos presentes. Com acabamento de pelúcia, ele também tem como proposta interagir com o bebê ou tornar-se parte da decoração do quarto ou berço.

Festa de Natal – um Livro para Ler e Brincar (Editora Zastras)

Nessa fase, as crianças tendem a apertar, puxar, sacudir… É a fase das descobertas, principalmente relacionadas ao tato. No livro, enquanto o Boneco de Neve se prepara para a festa de Natal, o bebê conhece formas, cores e números por meio do toque.

Feliz Natal – Coleção Toque e Descubra (Editora Publifolha)

Os motivos natalinos apresentam diversas formas, cores e texturas para serem percorridas pelos pequenos com ou sem a ajuda de um adulto. O objetivo aqui é apresentar às crianças a rena do nariz vermelho, os enfeites cintilantes e a pelagem fofa do pinguim.

 
 
CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS
Feliz Natal, Ninoca! (Editora Ática)

Antes da alfabetização, a criança gosta de se envolver com situações, principalmente de fantasia. Nesse livro, Ninoca está se preparando para o Natal e o seu pequeno leitor irá ajudá-la a comprar e a embrulhar os presentes, abrir os cartões e dar uma mãozinha na decoração.

Alvinho e os Presentes de Natal (Editora Salamandra)

Nessa obra, Ruth Rocha discute o consumo exagerado de presentes. O enredo fala da vida de Alvinho, um garoto curioso, que adora bichos e gosta de colecionar coisas. Ele tem mania de comprar e, perto do Natal, acumula uma lista interminável. Entretanto, um pesadelo pode fazer com que ele mude de ideia.

Corre-Corre Papai Noel Vem Aí (Editora Usbourne – Nobel)

Em uma pista que percorre as páginas, a criança poderá acompanhar o Papai Noel durante toda a noite de Natal, enquanto ele voa pelo céu entregando presentes, com um trenó que acompanha o livro.

 
 
CRIANÇAS DE 5 A 8 ANOS
 
O professor bovino MacMu e seus amigos, os irmãos Pat e Bo Vina, incríveis agentes da CIA – Chifres Incríveis em Ação –, estão viajando pelo tempo. O objetivo é lutar contra os terríveis bois da Federação Bovina Internacional, a FBI, que desejam alterar o curso da História e dominar toda a Terra. A trama toda se passa na época do Natal, um aparente momento de paz.
O Natal do Pequeno Nicolau (Editora Rocco)

Esse é o sexto volume do universo do clássico francês “O Pequeno Nicolau”, de um total de oito. Aqui, o esperto e travesso personagem aproveita a chegada do Natal para colocar em prática suas confusões. Ao receber o conselho dos pais de que deveria ser generoso nessa época e que, em vez de pedir presentes para ele, deveria pedir para os seus amigos e pessoas que ama, Nicolau cria uma lista inusitada para o Papai Noel.

A História do Natal (Editora Publifolha)

Com cunho religioso, esse livro conta a história de José e Maria, com o nascimento do menino Jesus, a viagem a Belém e quem foram os três Reis Magos. Dessa forma, por meio de cenários em pop-up, desvenda como surgiu o Natal para o universo infantil.

 
 
CRIANÇAS DE 8 A 11 ANOS
O Pinheirinho de Natal (Editora Caramelo)

Cercado por árvores altas e esplendorosas, um pinheirinho passa o tempo todo sonhando em crescer e ser majestoso. Ao saber que muitas delas eram derrubadas para virarem árvores de Natal, esse passa a ser o seu maior desejo. Esse conto foi publicado pela primeira vez na Dinamarca, em 1844. Agora, essa clássica história de Natal, de Hans Christian Andersen, é recontada por Tatiana Belinky.

 
O Natal de Charlie Brown (Editora L&MP)

Para Charlie Brown, o espírito natalino já não é mais o mesmo.A festa se tornou um grande evento comercial. A turma de Charlie Brown quer animar o amigo, mas não há nada que o faça mudar de opinião. É aí que uma arvorezinha miúda e sem folhas entra em cena, para revelar o verdadeiro significado do Natal.

Natal – Coleção Trabalhos Manuais em 5 Passos (Editora Ciranda Cultural)

Usando técnicas simples, as crianças poderão confeccionar artigos para o Natal, como guirlandas, bolas coloridas, sinos, entre outros trabalhos. Para dividir entre os amigos, ainda há dicas de como produzir cartões para a ocasião.

 
 
 
PARA TODAS AS IDADES
O SaraivaConteúdo conversou com o escritor Ilan Brenman, que já publicou mais de 50 livros infantojuvenis, e pediu uma sugestão para completar esta lista de Natal. Veja o que ele respondeu: 
 
“Indico o livro Cartas do Papai Noel, de J. R. R Tolkien (Editora Wmf Martins Fontes) . São cartas e desenhos que Tolkien, o criador do Senhor dos Anéis, inventava e mandava para seus filhos todo final de ano. Um livro emocionante e que pode dar muitas ideias para pais de todo o Brasil”.
 
Um dos grandes escritores infantojuvenis do País também sugeriu um título para a lista do portal
 
 
Recomendamos para você