Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 14.08.2009 14.08.2009

O massacre de Corumbiara, 20 anos depois

O Festival de Cinema de Gramado abriu espaço à denúncia social na noite de quarta-feira, com a exibição do documentário Corumbiara. O filme, dirigido pelo indigenista Vincent Carelli, é resultado de um trabalho de mais de 20 anos. Por meio da narração em primeira pessoa, Carelli expõe as dificuldades e também o cuidado ético que teve, mostrando por meio do documentário os absurdos e impunidades que acontecem por aqui. Na época, o cineasta conseguiu registrar com sua câmera vestígios das tribos atacadas, que jamais haviam tido contato com o homem branco, mas o caso não chegou à Justiça.

O filme foi o grande vencedor da 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), realizado em junho, em Goiás Velho (GO). Superaplaudido na Serra Gaúcha, pode sair do festival com vários Kikitos, assim como aconteceu alguns anos atrás com o filme Serra da desordem, que tambem tratava do universo indígena. 

> Confira a entrevista do diretor à TV Feevale, que tem feito a cobertura direto de Gramado. Abaixo, o trailer do documentário 

Recomendamos para você