Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo HQ 04.10.2013 04.10.2013

O lado sombrio dos heróis da Marvel

Por Thaís Ferreira
Depois que a Terra é invadida por uma raça alienígena conhecida como Skrulls, Norman Osborn torna-se o salvador da raça humana. Também conhecido como Duende Verde, ele assume o comando da S. H. I. E. L. D. e forma uma nova equipe de Vingadores, composta de alguns dos vilões da Marvel.
Essa é a sinopse da HQ Vingadores Sombrios, que teve sua edição completa lançada neste mês pela Panini. A narrativa mostra que os limites entre vilões e mocinhos são sempre questionáveis.
Já se foi o tempo em que os heróis eram personagens perfeitos e sem desvios de caráter.
Atualmente, esses protagonistas são retratados com seus defeitos tanto nos quadrinhos quanto nos cinemas. Basta lembrar, por exemplo, da arrogância de Tony Stark, o Homem de Ferro.
Para o fã de quadrinhos Kléber Nogueira Filho, os super-heróis estão se aproximando cada vez mais dos leitores. “O bem e o mal existem dentro de todos nós. Então, mostrar essas complexidades tornam as histórias mais interessantes e bem construídas”, afirma.
Relembre alguns desses heróis que mostram a sua outra face:
HOMEM-ARANHA
O personagem é considerado um dos heróis que mais se aproxima da realidade dos leitores. “Ele tem um emprego comum e batalha para conseguir pagar as contas no fim do mês. Por isso, sempre foi considerado muito carismático”, diz Kléber.
Desde o começo de sua história, o Homem-Aranha já mostrou seu lado individualista. Ele não impediu um ladrão de cometer um assalto, e o mesmo bandido acabou assassinando o seu tio Ben.
O lado obscuro de Peter Parker também foi revelado com a ajuda de uma simbiose com uma criatura alienígena. Apesar de deixar o personagem mais forte e poderoso, a versão negra do uniforme mudou completamente sua personalidade e o fez agir de forma má.
Venon, o lado negro do homem aranha
Após Peter conseguir se livrar do ente, o alienígena simbionse permanece na Terra com novos hospedeiros e fica conhecido como Venom.
JEAN GREY
A mutante com poderes telepáticos também teve seu lado sombrio revelado. Após ela e os outros membros dos X-Men escaparem de um sequestro em uma estação espacial, Jean tem que usar seus poderes para passar por uma tempestade de radiação solar.
Jean Grey como Fênix
Muito perto de perder sua vida, ela é salva por uma entidade cósmica conhecida como força Fênix. Após o incidente, as duas identidades começam a se misturar e a lutar entre si. Aproveitando-se da situação, Mestre Mental cria uma ilusão que libera a Fênix Negra.
Assim, Jean torna-se uma vilã, capaz de cometer atos contra os próprios membros dos X-Men. “A sua versão maléfica é um ponto interessante dos quadrinhos, porque não se sabe até que ponto ela está agindo por influência da Fênix ou se ela realmente tem um lado mal”, lembra o fã de quadrinhos.
WOLVERINE
Mesmo não sendo certinho e não tendo cara de bom moço, Logan é um dos principais heróis das HQs. Kléber opina: “O personagem já tem um lado sombrio dentro dele. Ele é constantemente movido pela raiva e pela vingança. Esses sentimentos, que não são comuns no heroísmo, o tornam um dos personagens mais complexos da Marvel”.
O velho logan
O herói é um dos poucos que não tem problemas em matar seus inimigos, mas isso o leva para uma desgraça. Na história Wolverine – Old Man Logan, ele é o protagonista de uma verdadeira chacina contra todos os heróis. Mysterio entra em sua consciência e o faz acreditar que está lutando contra os vilões, quando na verdade está matando seus próprios companheiros.
PROFESSOR XAVIER
O líder dos X-Men, que prega a convivência pacífica entre humanos e mutantes, também teve seu “lado B”. Em uma tentativa de acabar de vez com seu principal opositor Magneto, ele tira a consciência do vilão e acaba criando dentro de si uma personalidade maligna, conhecida como Massacre.
Massacre reúne a maldade de Magneto com os poderes de Xavier
Essa essência do mal que se apodera de seu corpo quer realizar um genocídio planetário, matando os humanos e até mesmo os próprios mutantes.
“Xavier tem uma das mentes mais poderosas do universo da Marvel, e em vários episódios essa força é revertida temporariamente para o lado do mal,” lembra Kléber.
Recomendamos para você