Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 26.05.2010 26.05.2010

O lado humano dos militantes

Por Vinicius Valente

Asbarbaridades ocorridas na ditadura militar são velhas conhecidas do povobrasileiro. O ambiente de medo, violência e censura já foi retratado emdiversas produções cinematográficas, como Oque é isso companheiro? (1997), O anoem que meus pais saíram de férias (2006) e Zuzu Angel (2006). O mais novo integrante desta lista estréia nestasexta-feira, 28/05, em circuito nacional. Emtem nome (2009), do diretor gaúcho Paulo Nascimento, porém, mesmo nãodeixando de abordar o cenário da época, prioriza a temática dos sentimentos edos sonhos dos protagonistas, pessoas comuns que tiveram suas vidas completamentemudadas por agirem de acordo com suas ideologias. 

O filme é baseado nahistória real de João Carlos Bona Garcia, o Boni, um estudante deengenharia que se envolve na luta armada contra o regime ditatorial. Nascido em1946, em Passo Fundo,Rio Grande do Sul, o jovem, interpretado por Leonardo Machado, foi militante doPartido Comunista Brasileiro (PCB), do Partido Operário Comunista (POC) e daVanguarda Popular Revolucionária (VPR). Em 1970, após um assalto, ele é preso etorturado, juntamente com um grupo de manifestantes. Após oito meses dereclusão, a liberdade dos militantes é trocada pela do embaixador suíço, quehavia sido seqüestrado. Assim, Boni é mandado para o exílio, juntamente com osoutros integrantes do Grupo dos 70. Vivendo no Chile, ele reencontra a namoradaCecília (Fernanda Moro), com quem se casa. O casal passa ainda por diversasdificuldades, envolvendo trabalho, filhos, desconfiança de vizinhos e choquesculturais, tendo que passar um tempo vivendo na Argélia e, em seguida, naFrança, onde é escolhido presidentedo Comitê Brasileiro da Luta pela Anistia. Só retornam ao Brasil em 1979, apósa retomada da militância política legal. Em 1989, lançou, em parceria com JúlioPosenato, o livro de memórias Verás queum filho teu não foge à luta (editora Arte e Cultura). Fazem parte do elenco, ainda, Nelson Diniz, César Troncoso, JúliaFeldens, Sílvia Buarque, Marcos Verza, Sirmar Antunes e Marcos Paulo.

Para contar a história deBoni e Cecília, Em teu nome foca ostraumas físicos e psicológicos vividos pelos protagonistas e suas famílias.Paulo Nascimento mostra os personagens como jovens comuns que acreditaram elutaram por seus ideais, sem qualquer treinamento militar especial, e que foramforçados a amadurecer, sofrendo, sentindo medo e, sobretudo, sem ter certeza dofuturo que os esperava. Em 2009, o longa foi consagrado com quatro Kikitos no37º Festival de Cinema de Gramado, os de “Melhor Diretor”, “ Melhor Ator”, paraLeonardo Machado,  “Melhor Trilha Sonora”e o Prêmio Especial do Júri.

Em teu nome é o quarto longa metragem da carreira dePaulo Nascimento. O diretor e roteirista tem no currículo Diário de um novo mundo(2005), Valsa para Bruno Stein (2007)e A casa verde (2009).

> Confira o site oficial do longa

> Assista ao trailer e às entrevistas com o diretor e os protagonistas de Em teu nome 









 

Recomendamos para você