Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.06.2010 30.06.2010

O improvável e intenso triângulo de Eclipse

Por Vinicius Valente

Aescuridão tomou conta dos cinemas. Após o brilho tímido de uma lua novailuminar as salas e o início de um mitológico triângulo amoroso na cidade deForks, chega às telonas, nesta quarta-feira, 30 de junho, o emocionanteterceiro capítulo da saga Crepúsculo.Ainda longe de um desfecho, a trama promete muita ação, romance, efeitosespeciais e belas paisagens. Preparem as lunetas pois, sob o som de uivosassustadores, vem aí um poderoso Eclipse.

Dirigidopor David Slade, o longa é baseado no livro homônimo da autora americanaStephenie Meyer. No enredo, Bella (Kristen Stewart) encontra-se no meio de umconflito entre vampiros e lobisomens. Decidida a se tornar uma vampira para,assim, poder passar sua imortalidade ao lado de Edward Cullen (RobertPattinson), a protagonista esbarra no imprevisto de que, se um Cullen morderqualquer humano, estará violando um antigo acordo de paz, dando início a umaguerra com o clã dos lobos, do qual faz parte Jacob (Taylor Lautner), seumelhor amigo. O conflito é ampliado pela indecisão da protagonista, pois emboraapaixonada por Edward, possui uma ligação intensa com Jacob que, por sua vez,já não esconde mais seu amor por Bella.

Entretanto,todos são obrigados a colocar seus sentimentos e diferenças de lado para unirforças na luta contra a vampira Victoria, que sedenta por vingar a morte de seunamorado James, ocorrida no primeiro filme da série, deseja matar Bella. Osplanos de Victoria, porém, esbarram no grande número de vampiros e lobisomensque protegem Bella. Victoria cria, então, um exército de vampiros para ajudá-laa chegar à frágil humana, ameaçando todos os habitantes de Forks.

Umacuriosidade para os fãs da saga é o fato do longa-metragem dar vida àpersonagem Bree (Jodelle Ferland). Por maisque sua aparição seja breve, ela merece destaque por ser protagonista do outrolivro de Stephenie Meyer, A breve segundavida de Bree Tanner, que conta sua história antes de se deparar com ospersonagens de Eclipse.

Asaga Crepúsculo tornou-se rapidamenteum fenômeno mundial. Os quatro livros da série já venderam mais de 70 milhõesde exemplares e foram traduzidos em 37 idiomas diferentes. O primeiro filme,lançado em 2008, arrecadou US$ 408 milhões, superado no ano seguinte por Lua nova, dono de US$ 709 milhõese da 38° maior bilheteria da história. Diante do sucesso, os produtoresdividiram o quarto e último livro em dois filmes, seguindo a ideia utilizada nodesfecho da saga Harry Potter. Asduas partes de Amanhecer estãoprevistas para estrear em 2011 e 2012.

Os cinemas prometem lotar duranteas próximas semanas.

> Saiba mais sobre StephenieMeyer

> Assista ao trailer de Eclipse

Recomendamos para você