Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 18.08.2009 18.08.2009

O Corpo identidades, memórias e subjetividades

Em Corpo: identidades, memórias e subjetividades, as organizadoras –  Joëlle Rouchou, Monica Pimenta Velloso e Cláudia de Oliveira  – propõem uma reflexão crítica através de textos assinados por diferentes autoras, entre elas Eliane Robert Moraes,Nízia Villaça, Ieda Tucherman, Marize Malta, Maria Luisa Luz Tavora,Maria Antonieta Antonacci e Viviane Matesco.
 
                     
 
O prefácio é assinado por Nísia Trindade Lima:
“Corpo: identidades, memórias e subjetividades, com suas diferentes abordagens, conta uma história. Que longe está de ser única, concisa ou definitiva. É uma história na qual cabem partes do mundo em que o corpo se faz, se reflete e se recria, numa construção e reconstrução simbólica e social. Desde os finais do século XIX, o corpo conquista a atenção de distintos autores, incluindo Marx, Engels e Nietzsche. Alertando para a dimensão social dos sentimentos e dos gestos, as obras de Georg Simmel e de Marcel Mauss marcaram um avanço decisivo nessa reflexão. Apertos de mão, saudações, cafunés, abraços, beijos no rosto ou na boca, expressam formas distintas de usar o corpo, traduzindo valores culturais e afetos. A todo instante, decodificamos o mundo através do corpo, transformando-o em informações visuais, auditivas, olfativas, táteis e gustativas. Nessa conversa com o mundo, na qual o corpo recolhe informações, a bagagem cultural e o pertencimento social de cada indivíduo são documentos indispensáveis. Seja tomando o corpo como moradia íntima, seja como lugar de invenção e metamorfoses, é com ele que marcamos presença no mundo. E é a história dessa presença que aqui é contada””
Sobre as organizadoras:
Monica Pimenta Velloso é historiadora e pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) e do CNPq. Doutora em História Social (USP). 
Joëlle Rouchou é jornalista graduada pela PUC-Rio, mestre em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e doutora em Comunicação e Cultura pela USP. 
Cláudia de Oliveira é doutora em História Social (IFCS/UFRJ); pesquisadora Pós-doc no Setor de História, Fundação Casa de Rui Barbosa.
Recomendamos para você