Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

O Clube do Bilhão

Por Marcelo Forlani, do site Omelete
 

Harry Potter e as Relíquias da MorteParte 2 entrou neste fim de semana no "Clube do Bilhão". Somando as bilheterias do mundo todo, o oitavo filme da série que adata os livros de J.K. Rowling já arrecadou 1,008 bilhão de dólares. Impressiona também a velocidade com que chegou lá: bastaram 19 dias em cartaz.

Até pouco tempo, a marca parecia impossível de ser atingida. Até que veio Titanic e fez 1,8 bilhão de dólares em 1997. Foram 12 anos de reinado absoluto no topo do olimpo hollywoodiano, até que o próprio James Cameron quebrasse esse recorde e o jogasse lá para as nuvens com seu Avatar, que somou 2,78 bilhões de dólares ao redor do nosso planeta e mostrou o potencial financeiro do 3D e das cópias IMAX.
 

Entre estes dois filmes, apenas O Senhor dos Aneis: O Retorno do Rei (2003),  Piratas do Caribe 2 (2006) e Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008) conseguiram também quebrar a barreira do bilhão.  Era, então, motivo para muita festa, mas, como disse, veio Avatar e febre do 3D.

Com os ingressos mais caros da terceira dimensão, 2010 viu o excelente Toy Story 3 e até o fraco Alice No País das Maravilhas também atingirem o marco. E agora, em 2011, já tivemos o quarto Piratas do Caribe, Harry Potter 7-2 e, muito em breve, o terceiro Transformers quebrando a antes mitológica barreira bilionária.
 

Não dá para dizer que banalizou, mas que ficou mais fácil, ficou. Alguém se arrisca a dizer quem será o próximo? Ano que vem teremos o reinício da franquia Homem-Aranha e o fim da trilogia do Batman nas mãos de Chris Nolan, além de O Hobbit. Deste trio, somente o filme do Homem-Morcego não usará o 3D. Será uma boa briga pelo nosso dinheiro. 

Recomendamos para você