Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 18.11.2013 18.11.2013

O bicho vai pegar: ‘Zoo Tycoon’ está de volta para Xbox One!

Por Aline Maryama
 
Zoo Tycoon, título desenvolvido pela Blue Fang Games e publicado pela Microsoft Games Studio, tornou-se um grande sucesso em 2001. Ele atrai a atenção de um público mais jovem e casual com uma proposta divertida: construir, administrar e cuidar de um zoológico. A ideia deu certo e o jogo ganhou não apenas uma sequência, mas também diversas expansões, incluindo uma com animais marinhos.
Com lançamento previsto para 22 de novembro deste ano, o game é exclusivo para o Xbox One e Xbox 360. Anunciado em junho durante a E3 2013, ele potencializou a interação com os bichos. Será possível alimentá-los, treiná-los, acompanhar seu desenvolvimento e escolher quais estão aptos para cruzar e aumentar a "família".
Utilizando a Xbox Live, você poderá construir um zoológico com amigos ou então trocar espécies raras e filhotes de suas ninhadas mais bem-sucedidas. Além disso, o jogo é compatível com o acessório Kinect, por meio do qual os animais reconhecem a voz do treinador (no caso, o jogador) e também reagem aos movimentos realizados.
Para Martha Matsumoto, modeladora 3D e fã de jogos de simulação, Zoo Tycoon está na sua lista. “Joguei o primeiro e o segundo, e gostava muito. Quando eu era mais nova, queria ser veterinária e cuidar de tudo que era bicho, mas não podia. Então ligava o computador e cuidava do meu próprio zoo!”.
Ela e os filhos – Ricardo, de 5 anos, e Gabriela, de 9 – estão esperando a chegada do novo console para testar o game em família. “Antes, Zoo Tycoon era mais individual, mas agora vamos jogar todos juntos. Estou ansiosa para ver a compatibilidade com o Kinect!”.
Nas versões anteriores, como Zoo Tycoon 2 e suas expansões Espécies em Extinção, Aventura na África e Marine Mania, o gamer tinha infinitas possibilidades de criação. Era possível, por exemplo, ter um zoológico variado, com áreas para espécies de clima tropical e glacial – e até animais da savana – ou um local focado em apenas um estilo, como um parque temático de animais marinhos ou um safári completo.
CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS DE SIMULAÇÃO
Assim como nos demais títulos de simulação, o game dá abertura para o “caos”. Se em The Sims as pessoas retiravam a escada da piscina ou as portas e janelas para brincar de Jogos Mortais, em Zoo Tycoon as grades das jaulas podem ser removidas para que os animais selvagens "se divirtam" com os visitantes do zoo.
 
O game Zoo Tycoon

“O que mais gosto em jogos de simulação é esse poder todo de criação. Você molda o mundo da maneira que achar melhor. Desde criar uma cidade inteira até um zoológico, como nesse caso. Todas as decisões e consequências cabem a você”, afirma Pedro Gonçalves, designer de games que atualmente está desenvolvendo um jogo de simulação para navegador. “Eu, particularmente, gosto da parte mais caótica. Nossa vida é meio bagunçada, por que deixar a vida no jogo ser toda organizada?”, acrescenta.

Zoo Tycoon também despertou o interesse de Rafael “Scythe” Figueired. Estudante e youtuber do canal Enquanto Isso – onde faz gameplays de diversos jogos -, ele terá contato com a série pela primeira vez.
“Quero jogar porque não é todo dia que posso ir ao zoológico, muito menos administrar um! Um clássico, agora no Xbox One – somado ao 'preciso' novo Kinect – que irá proporcionar uma curiosa experiência de simular minha presença entre os animais. Estou bastante ansioso por essa inovação!”, afirma Rafael.
Confira o trailer oficial do jogo apresentado na E3:
 
 
 
 
Recomendamos para você