Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 26.04.2010 26.04.2010

Novo romance de Lobo Antunes

Primeiro título de uma trilogia que abordará o universo rural português, O Arquipélago da Insônia , de António Lobo Antunes acaba de ser lançado no Brasil pela editora Alfaguarra. O romance trata do percurso de três gerações de uma família, cujas origens estão ligadas ao poder econômico e social dos grandes latifúndios.

Uma polifonia peculiar – com as vozes de um avô poderoso e seu neto autista (personagem central da história), feitores, empregadas, personagens vivos ou mortos – se funde revelando olhares múltiplos por trás da mesma decadência.

Dono de uma escrita dada por muitos como hermética, em recente entrevista para o jornal Estado de São Paulo, o autor disse: “Talvez a maioria espere por uma intriga bem definida, o que não acontece em meus livros. Não se pode piscar ao leitor, tentar seduzi-lo, pois aí se compreende que existe essa intenção. O livro deveria ser publicado sem o nome do autor, aí acabariam os problemas de inveja. Deveria, sim, levar o nome do leitor, porque o livro também é a nossa circunstância. Veja, a única obra que me fez chorar foi Love Story, que é uma porcaria. Mas eu estava isolado na África, minha mulher grávida em Lisboa. Assim, quando lemos, estamos a projetar nossos fantasmas, sofrimentos, medos. O que vai ficar é a obra e não seu autor.”

Recomendamos para você