Ramiro Fajuri por Ramiro Fajuri Outros 06.11.2020 06.11.2020

Como surgiu o Novembro Azul e porque é o mês da saúde do homem

O Novembro Azul é o mês dedicado à saúde do homem.  Embora ele tenha surgido como uma campanha de prevenção do câncer de próstata, ele fala também da necessidade de os homens cuidarem mais da saúde como um todo e irem mais ao médico.

É isso mesmo! Os homens precisam se preocupar mais com a saúde. Segundo uma pesquisa realizada em 2017 por  Mary Himmelstein, professora assistente da Universidade de Kent, em Connecticut, nos Estados Unidos, os homens vão menos que as mulheres ao médico por uma questão de demonstrarem bravura e autossuficiência.

Um dos problemas disso, quando se trata de câncer de próstata, é que o diagnóstico precoce é fundamental. Quanto antes a doença for diagnosticada e tratada, maiores são as chances de cura e menores os efeitos colaterais do tratamento, diminuindo a letalidade da doença, que mata 42 homens por dia, todos os anos.

Deixe o preconceito de lado

A maneira mais simples, rápida e eficiente de diagnosticar o câncer de próstata é através do exame de toque, e deve ser feito por todo homem a partir dos 40 anos.

Como surgiu o Novembro Azul

A campanha  surgiu na Austrália em 2003, a partir das comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 17 de novembro. Lá ela tem o nome de Movember, uma contração das palavras moustache e november, bigode e novembro em inglês, algo como “novembro do bigode”, em que homens se reúnem para discutir saúde masculina.

É daí a origem do símbolo do Novembro Azul, um bigode, também adotado aqui no Brasil.

O Novembro Azul no Brasil

A campanha foi lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2014, e como outras campanhas semelhantes, como o Setembro Amarelo e o Outubro Rosa, busca criar visibilidade para a questão através de eventos de conscientização e iluminando de azul prédios e monumentos importantes.

Recomendamos para você