Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 16.12.2011 16.12.2011

Noite de Ano Novo é mais um a apostar em elenco repleto de estrelas; confira outros filmes do gênero

Por Andréia Silva e Natália Martins

Noite de Ano Novo é uma das estreias da semana nos cinemas brasileiros, com direção de Garry Marshall e escrito por Katherine Fugate.

 
A ideia do filme é reunir na mesma película grandes nomes de Hollywood,  apostando em um elenco eclético. Daí as participações do cantor Jon Bon Jovi, do comediante Seth Meyers, do alemão de Bastardos Inglórios Til Schweiger, e de Lea Michele, ex-protagonista da série Glee e mais uma a migrar da TV para os cinemas.
 
Além desses nomes, o filme traz estrelas como Sarah Jessica Parker, Sienna Miller, Sofia Vergara, Halle Berry, Zac Efron, Michelle Pfeiffer, Ashton Kutcher, Jessica Biel, Hilary Swank e Robert De Niro.
 
Aproveitando a estreia, confira outros filmes que reuniram um grande elenco de estrelas:

Idas e Vindas do Amor (2010)

 
 
O filme reúne histórias de diferentes pessoas que se cruzam em apenas 24h, no Valentine’s Day, o dia dos namorados estadunidense, comemorado em 14 de fevereiro. O roteiro e a direção pertencem aos mesmos Katherine Fugate e Garry Marshall.
 
O elenco reúne nomes de peso como Ashton Kutcher, Kathy Bates, Anne Hathaway, Jamie Foxx, Jessica Alba, Jessica Biel, Bradley Cooper, Patrick Dempsey, Queen Latifah, Taylor Swift, Eric Dane, Jennifer Garner, Emma Roberts e Julia Roberts, entre outros.
 
A comédia faturou prêmios como o de melhor comédia romântica e melhor ator (Ashton Kutcher) no MTV Movie Awards 2010 e de melhor fuga feminina no Teen Choice Awards 2010, com Taylor Swift.
 
 

Versão hollywoodiana de Paris, Te Amo. Lançado em 2009, o filme se constrói a partir de 12 curtas que mostram as diferentes maneiras que o amor pode acontecer na Big Apple, o apelido carinhoso de Nova York. A ideia é se distanciar dos clichês sobre o 'apaixonar-se'.

 
Além de reunir um elenco de grandes estrelas, o filme também traz diretores de destaque que dão a sua versão sobre a cidade. São eles: Mira Nair, Fatih Akin, Allen Hughes, Brett Ratner, Yvan Attal, Jiang Wen, Shunji Iwai, Shekhar Kapur, Randy Malsmeyer, Joshua Marston, Natalie Portman.
 

Já o elenco desses curtas dramáticos, românticos e até engraçados é composto por, entre outros, Bradley Cooper, Justin Bartha, Andy Garcia, Hayden Christensen, Natalie Portman, Irrfan Khan, James Caan, Orlando Bloom, Christina Ricci, Maggie Q e Ethan Hawke.

 

 
Nesse filme coletivo coordenado por Emmanuel Benbihy, o “elenco estelar” está atrás das câmeras. Na direção, participam nomes consagrados como Joel Coen, Walter Salles, Olivier Assayas, Gérard Depardieu, Gurinder Chadha, Sylvain Chomet, Ethan Coen, Isabel Coixet,  Christopher Doyle, Richard LaGravanese, Vincenzo Natali, Alexander Payne, Bruno Podalydès, Daniela Thomas, Olivier Schmitz, Gus Van Sant, Emmanuel Benvihy, entre outros.
 
Ao todo, são 18 curtas onde os diretores mostram seu olhar sobre a cidade que tanto ficou famosa pelos ângulos de Godard, com histórias acontecendo em diferentes localidades de Paris.
 
 
 
Vencedor do Oscar em três categorias – melhor filme, melhor roteiro original e melhor edição , em 2006 – , Crash traz ninguém menos do que Sandra Bullock, Matt Dilon, Brendan Fraser, Ryan Phillippe, Don Cheadle, o rapper Ludacris, entre outros. Dirigido por Paul Higgs, o filme fala sobre o preconceito na sociedade americana, principalmente com relação ao racismo.
 
Simplesmente Amor (2003)

Filme dirigido por Richard Curtis, é mais um a trazer como tema principal o amor, ou melhor, a busca pelo amor. Novamente, temos um grande elenco, com Hugh Grant, Colin Firth, Alan Rickman, Emma Thompson, Liam Neeson, Laura Linney, Keira Knightley e até o brasileiro Rodrigo Santoro. Embora tenha sido comparado com Shortcuts – Cenas da Vida, de 1993, o estilo dos dois difere bastante.

Sobre Cafés e Cigarros (2003)

 

Na leva da composição de uma película a partir de diversos olhares, o filme é estruturado em cima de 11 curtas. Bem mais experimental que os outros, dirigido por Jim Jarmusch, o filme se encaixa bem na seção de independentes ou cult de qualquer locadora.

Jim consegue compor um grande mosaico de encontros casuais, engraçados e, por vezes, dramáticos, com nomes de grandes atores, músicos e personagens da cena pop, como Roberto Benigni com Steven Wright, Steve Coogan e Alfred Molina, Cate Blanchett e ela própria, Tom Waits e Iggy Pop, a dupla do White Stripes Jack e Meg White, Bill Murray com RZA e GZA (artistas de hip-hop), Taylor Mead e Bill Rice.
 
Shortcuts – Cenas da Vida (1993)
 
 
 
Indicado a vários prêmios, entre eles o Oscar e o Globo de Ouro, e ganhador do Festival de Veneza na categoria de melhor filme, Shortcurts mostra o encontro de um grupo de pessoas após um acidente com um dos personagens.
Dirigido por Robert Altman, o elenco traz jovens atores que e tornaram veteranos de Hollywood, como Andie MacDowell, Bruce Davison, Jack Lemmon, Lane Cassidy, Julianne Moore, Matthew Modine, Anne Archer, Fred Ward, Jennifer Jason Leigh, Chris Penn, Joseph C. Hopkins, Josette Maccario, Lili Taylor, Robert Downey Jr., Madeleine Stowe, Tim Robbins, Cassie Friel, Lily Tomlin, Frances McDormand, Peter Gallagher, Jarrett Lennon, Lyle Lovett e Tom Waits.

Corações Apaixonados (1998)

 
 

O drama de 1998, dirigido por Willard Carroll, reuniu Sean Connery, Gena Rowlands, Ellen Burstyn, Gillian Anderson, Jon Stewart, Angelina Jolie, Ryan Phillippe, Denis Quaid, entre outros.

Mais uma vez, o amor, velho conhecido da arte e do clichê, é o foco das histórias que acontecem em paralelo na película, como uma colcha de retalhos que vai se costurando ao longo do filme. Pela atuação, Angelina Jolie recebeu o prêmio de melhor performance feminina pelo NBR Award.
Recomendamos para você