Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Livros 30.11.-0001 30.11.-0001

No último dia da Flip, a Cia de Mystérios e Novidades encerra as apresentações de rua

 
ESPECIAL
 
 
Por Maria Fernanda Moraes
 
No meio da tarde deste domingo, os visitantes que prestigiavam o último dia da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) puderam ouvir o soar de tambores em frente à Igreja de Santa Rita, a mais famosa igreja de Paraty, que ilustra os cartões postais da cidade. Os curiosos foram se aproximando e se contagiando com o som. Eram os músicos e atores da Cia. de Mystérios e Novidades representando o Cortejo dos Orixás, uma atividade promovida pela Casa SESC que andou por algumas ruas da  cidade.
 
O cortejo era formado por cinco músicos que tocavam tambores e atabaques, além dos cantos característicos do Candomblé. Os atores, andando em pernas-de-pau, representavam os Orixás, divindades do Candomblé, com suas danças sagradas, cantos e expressão corporal específica de cada um. Formando uma grande roda, cada Orixá – Iemanjá, Iansã, Omolú, Oxossi – ia até o centro e apresentava sua dança alegórica, sempre caracterizada pela força das entidades africanas.
 
Ao final, relembrando a antiga tradição dos artistas de rua, o grupo “passou o chapéu” e, claro, agradeceu à divindade que estava ali presenciando o espetáculo: viraram para o mar e exclamaram “Odoiá Iemanjá!”.
 
Conheça a companhia
A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades foi criada em São Paulo em 1990 e é parte de um movimento cultural que busca preservar o teatro de rua. É formada por artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro e seus espetáculos de rua com coreografias em pernas-de-pau e música ao vivo remetem à linguagem dos antigos atores e músicos populares. Eles se definem como “Circo Dramático”, que inclui teatro, dança e música.
 

Ligia Veiga é responsável pelo roteiro, concepção e direção dos espetáculos. Em 1998, a companhia transferiu-se para o Rio de Janeiro, com a criação do Condomínio Cultural, no Largo de São Francisco, espaço aberto à experimentação, elaboração e apresentação de espetáculos de diversas companhias brasileiras de teatro, de projetos sociais e oficinas, cursos e workshops de artes cênicas. Atualmente, a sede da Cia de Mystérios é no bairro da Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro.

Recomendamos para você

Os produtos Saraiva mais comentados