Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 15.03.2013 15.03.2013

Musicais ‘Into the Woods’, ‘Jersey Boys’ e ‘Wicked’ ganharão adaptações

Por Willians Glauber
 
Depois do sucesso do filme Os Miseráveis, os grandes estúdios estão se apressando para levar aos cinemas superproduções musicais vindas da Broadway. Em breve, grandes sucessos dos palcos estarão nas telonas.
 
Os direitos de Wicked foram comprados pela Universal e, ao que tudo indica, o musical estreará em 2014. Ainda sem datas de estreia definidas, mas com produções já acertadas, os espetáculos Jersey Boys e Into the Woods também se preparam para seus debutes no Cinema. E enquanto eles não chegam à telona, o SaraivaConteúdo mostra o que esperar dessas superproduções.
 
INTO THE WOODS
 
Quando a Disney anunciou que Rob Marshall (diretor do musical Chicago, ganhador de seis Oscar) dirigiria a adaptação para o Cinema, já foi possível perceber que o estúdio está apostando alto no sucesso de Into the Woods. E a escalação de Meryl Streep para viver a protagonista só confirmou as suspeitas. A primeira montagem na Broadway, de 1987, foi indicada a 10 Tony Awards e levou três deles para casa. Em 2002 foi feito um remake do espetáculo. 
 
Na história, um padeiro e sua mulher desejam ter um filho, mas não conseguem e descobrem que isso acontece porque uma bruxa os amaldiçoou. Para quebrar a maldição, o casal precisa cumprir várias tarefas, dividindo a história com alguns personagens dos contos de fadas que também estão em busca de realizar seus próprios desejos.
 
No musical Mamma Mia!, de 2008, Meryl Streep mostrou que também sabe cantar e dançar
 
Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, João (o do pé de feijão), Rapunzel, todos eles estão em busca de algo e acabam tendo seus pedidos atendidos. Mas isso terá consequências desastrosas, que logo os assombrarão, pois as conspirações da Bruxa estão por trás dos acontecimentos que assolam os personagens ao longo da história. Diante desse cenário, é até possível imaginar Meryl Streep no papel da bruxa de Into the Woods, infernizando os personagens.
 
Into the Woods é uma obra-prima, uma costura perfeita de alguns dos contos de fadas mais populares, que mostra a vida real além do ‘felizes para sempre’. O musical se vale das personagens icônicas que todos conhecemos, para mostrar relações humanas profundas, tudo com muito humor”, analisa o ator Thiago Lemmos, que fez o papel do padeiro na adaptação brasileira, em 2010. 
 
WICKED
 
Em 30 de outubro de 2013, Wicked completará 10 anos ininterruptos em cartaz na Broadway. A produção já se tornou um clássico do gênero. Assim, uma adaptação para as telonas se mostra como consequência de seu sucesso nos palcos.
 
Cena de Wicked na Broadway. Em 2013, o musical completa 10 anos em cartaz
 
Wicked se ambienta no maravilhoso universo de O Mágico de Oz. Suas incríveis canções, juntamente com uma história extraordinária, fazem deste um dos maiores clássicos modernos em cartaz na Broadway atualmente”, comenta Maiara Tissi, editora-chefe do blog Funny Girl e que já assistiu ao musical em Nova York.
 
Wicked conta a história de duas amigas, que se conhecem como estudantes de feitiçaria da Universidade Shiz, na terra de Oz. Glinda, a loira popular, e Elphaba, a garota verde incompreendida, constroem uma amizade profunda.
 
Wicked tornou-se um clássico do Teatro Musical. Na história, descobrimos a origem das Bruxas Glinda e Elphaba, de Oz
 
Mas depois que as duas conhecem o Maravilhoso Mágico de Oz, seus caminhos tomam direções opostas: Glinda se deixa seduzir pelo poder para satisfazer à sua vontade incessante de ser popular, e Elphaba está determinada a se manter verdadeira consigo mesma e com os que a cercam, o que terá consequências chocantes em seu futuro. As aventuras das duas em Oz resultam num destino já conhecido, no qual Glinda se torna a Bruxa Boa e Elphaba a Bruxa Má do Oeste.
 
O ator Fabio Visconde, que fez os papéis do Narrador e do Homem Misterioso na versão brasileira de Into the Woods, fala sobre essas adaptações da Broadway para as telonas. “Após o lançamento de Os Miseráveis, temos inaugurada uma era de um conceito arrojado para a interpretação musical no Cinema. Isso é um salto realmente maravilhoso, em todos os aspectos” diz.
 
JERSEY BOYS
 
Não é de se espantar que esta produção ganhe uma versão cinematográfica: ela já conseguiu gerar mais de US$ 1 bilhão com a venda de ingressos na Broadway, está em cartaz desde 2005 e ganhou quatro Tony Awards, incluindo o de melhor Musical.
 
Jersey Boys já se tornou um hit entre os musicais e ganhou quatro Tony Awards, prêmio equivalente ao Oscar no Teatro norte-americano
 
Jersey Boys é um musical biográfico, que conta a ascensão, os triunfos e os confrontos pessoais do quarteto musical The Four Seasons, cujas músicas acabaram se tornando o símbolo de uma geração. No enredo, há um foco especial em Frankie Valli, uma criança com um falsete de dar inveja a qualquer cantor profissional.
 
Ao longo da história, é possível acompanhar como os quatro se tornaram artistas da Música, além dos bastidores da indústria musical. O espetáculo mostra como uma fidelidade a um código de honra aprendido nas ruas de New Jersey os leva a enfrentar desafios como débitos de jogo, ameaças da máfia e desastres familiares.   
 
Só na Broadway, o musical Jersey Boys arrecadou mais de US$ 1 bilhão. Ele está em cartaz desde 2005
 
Maiara, que em sua temporada em Nova York também assistiu a Jersey Boys, fala sobre o show. “A vantagem desse tipo de musical é que o espectador não precisa ser exatamente fã do gênero para curtir o espetáculo, pois a trilha sonora é composta por sucessos que podem ser reconhecidos pelo público”, diz.

 
Assista a um trecho de Wicked, com o elenco original na Broadway
 

 
 
Recomendamos para você