Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 26.10.2009 26.10.2009

Mostra exibe “”Sedução””, filme já cotado para Oscar de melhor atriz

“”Sedução””, título em português de “”An education””, não dá conta de todas as nuances do novo longa-metragem da diretora dinamarquesa Lone Scherfig, em cartaz na 33ª Mostra de SP. O filme conta, sim, a história de sedução de uma adolescente de 16 anos por um homem com quase duas vezes a sua idade. O mais importante, porém, é a “”educação”” que essa relação significa na vida da menina.

Jenny (Carey Mulligan, que já vem sendo cotada para o Oscar por sua atuação) é uma menina de 16 anos, que vive nos arredores de uma Londres do início dos anos 60, e que vê sua vida mudar – ou ter a chance de – com a chegada de David (Peter Sarsgaard), um playboy com conhecimento e experiência suficientes não só para seduzi-la como para educá-la, num sentido bem diferente de seus planos iniciais para Oxford.

Como em outros muitos exemplos da literatura e cinema mundiai, David quer a juventude de Jenny. E Jenny quer a vida de David. Uma troca justa? Até a família dela parece concordar. Implicações não faltarão. 

“”Sedução”” tem roteiro escrito por Nick Hornby, autor de “”Um grande garoto“” e “”Alta fidelidade“”, entre outros, e é possível perceber sua “”pegada”” pop no filme. Assim como a veia algo cômica algo seca de Scherfig, diretora da única comédia produzida pelo movimento Dogma 95, “”Italiano para iniciantes”” (2000).

O filme tem sessões amanhã, às 17h20, no Unibanco Arteplex 2, e na quinta-feira, às 20h20, no Espaço Unibanco Pompéia 2. Veja abaixo o trailer:

Recomendamos para você