Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 25.03.2011 25.03.2011

Morte de Liz Taylor aponta ‘vazios’ de sua carreira no mercado de DVD

Morta na última quarta-feira, aos 79, e vítima de problemas do coração que aatormentavam desde 2004, Elizabeth Taylor começou a carreira ainda cedo, aos 11 para 12 anos, em A mocidade é assim mesmo (1944). Partiu logo em seguida para uma série de filmes “sérios” que aconsagraram para muito além de sua imagem de bombshell, como Assim caminha a humanidade (1956) e Gata em teto de zinco quente (1958) e,mais tarde, Quem tem medo de VirginiaWoolf? (1966).


Nos anos 70 e 80, Liz passou por altose baixos na carreira, mas foi justamente aí que ela começou uma espécie desegunda carreira: já alvo nos paparazzi quando jovem, a atriz passou a ser maisreconhecida como grande celebridade, pelos casamentos tempestuosos e militância em questões como suaverdadeira cruzada pelos portadores de HIV.

Abaixo, seis filmes com momentos fundamentais de sua carreira – alguns são difíceis de encontrar em nosso mercado, infelizmente. Caso de A mocidade é assim mesmo, grande sucesso debilheteria que lhe garantiu um contrato de longo prazo com a MGM. 

Em seguida, Um lugar ao sol, em que Liz, com 19anos, foi “emprestada” à Paramount, para viver a herdeira Angela Vickers, quese envolve fatalmente com o jovem George Eastman (Montgomery Clift). O primeirobeijo do casal é antológico.

Sete anos depois é a vez de Gata em teto de zinco quente, adaptação da obrahomônima de Tennessee Williams, em que ela contracenou com Paul Newman. No anoseguinte, em outra versão de peça de Williams, De repente no último verão, em que ela voltou a atuar ao lado deClift. Daí veio a superprodução Cleópatra,em que ela se tornou a primeira atriz a ganhar US$ 1 milhão.  

Por fim, importante mencionar Quem temmedo…, adaptação da peça de Edward Albee, por que ela ganhou seu segundoOscar (o primeiro viera seis anos antes, com Disque Butterfield 8), ao lado do então marido Richard Burton. Ofilme é uma aula de atuação

Veja abaixo vídeos de alguns dos filmes mencionados, sem legendas:

Recomendamos para você