Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo HQ 28.03.2013 28.03.2013

Mônica e Cebolinha voltam a ser Romeu e Julieta

Por Marcelo Rafael
 
Mônica já completou 50 anos, já virou adolescente, está para virar adulta, engatou namoro com Cebolinha (ou melhor, Cebola, a versão “jovem”) e até já se “casou” em uma elucubração de uma edição especial de 2012. Agora, ela se prepara para encarnar novamente, em maio, seu maior papel nos palcos: Julieta Capuleto, da obra de William Shakespeare.
Uma das peças mais encenadas do dramaturgo inglês já havia sido montada com grande sucesso pela turminha do Bairro do Limoeiro, há 35 anos, em São Paulo. Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta estreou em 1978, em formato de musical, com um público superior a 140 mil pessoas nas duas temporadas em que se manteve em cartaz.
O sucesso foi tanto que o espetáculo foi adaptado para os quadrinhos e para álbum de música (LP). Em 1979, foi a vez de virar longa-metragem, com locações na cidade histórica de Ouro Preto, em um especial de Dia das Crianças da TV Bandeirantes que foi posteriormente lançado em vídeo (VHS).
 
Agora, em maio de 2013, com incentivo fiscal da Lei Rouanet e como parte de uma nova estratégia de investimentos em teatro, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) relança a peça em novo formato, mais moderna.
“Neste momento, a nossa maior força é a expansão da nossa área de teatro, que está com espetáculos, shows, rodando o país”, conta Mauricio de Sousa, criador da turminha e presidente da MSP.
 
Muito antes do estrondoso beijo em Tuma da Mônica Jovem, os dois já ensaiaram um romance nos palcos
 
NOVA CARA, NOVA EMPRESA 
 
O musical já teve outras tentativas de reencenação ao longo dos anos, mas agora, com as comemorações dos 50 anos de criação da personagem Mônica e sob a administração de uma nova empresa, o antigo sonho de Mauro Sousa, filho de Mauricio, será concretizado.
 
“Eu sempre quis montar esses espetáculos da Turma da Mônica, grandiosos, nesse formato musical. Eu já entrei na MSP com esse foco”, conta Mauro, diretor da Mauricio de Sousa ao Vivo (MS Ao Vivo), divisão da MSP responsável por espetáculos como Mônica Mundi (atualmente em cartaz no Rio de Janeiro).
A empresa foi lançada oficialmente em setembro de 2012, a partir de um núcleo de espetáculos que geria as apresentações no Parque da Mônica, em São Paulo.
 
Com o fechamento do local, em 2010, um novo direcionamento foi tomado para expandir o que até então ficava restrito ao Parque, incluindo shows, eventos para empresas, teatro de fantoches, pocket-shows, espaços temáticos, autógrafos com os personagens, sessões de fotos e palestras com Mauricio de Sousa.
Justamente nesse período, Mauro entrou na empresa do pai e, no ano passado, tornou-se diretor da MS Ao Vivo. Com experiência na área do entretenimento, Mauro, além do filho que inspirou o personagem Nimbus, da Turma da Mônica, é também ator e músico, tendo participado das montagens nacionais dos espetáculos Miss Saigon e O Rei e Eu.
 
A peça também foi adaptada para os quadrinhos e ainda pode ser lida, na íntegra, no site oficial da Turma da Mônica
 
Agora, ele se vê empolgado com a reestreia de Romeu e Julieta, com os personagens infantis da versão clássica encarnando Romeu Montéquio Cebolinha e Julieta Monicapuleto.
“Existe uma carência (do público) muito grande pelos personagens, especialmente com o fim do Parque da Mônica”, acrescenta Mauro, que assistia ao longa-metragem em VHS quando pequeno.
 
A nova montagem contará com 20 bailarinos e atores no palco, ao som das 13 músicas originais regravadas e remasterizadas, em ritmos bem brasileiros, como forró, samba e xote.
Foram quase cinco meses de preparações e mais de 2 mil inscritos para as audiências, que tiveram início em dezembro.
Os figurinos da versão 2013 serão assinados pelo estilista Fause Haten e, no projeto todo, estarão envolvidos quase 100 profissionais.
 
A história gira em torno das famílias Montéquio e Capuleto, de Verona, como na obra de William Shakespeare, mas a rivalidade entre as duas se dá para ver quem será o dono da rua, por meio de uma partida de futebol na praça da cidade.
Ainda no elenco estão o frei Cascão, a ama de confiança Gali, o príncipe Jotalhão e o príncipe prometido a Monicapuleto, Franjinha. No desfecho trágico, o veneno da peça original é substituído por nada menos do que “autocoelhadas” do casal protagonista. Mas, ao contrário do texto de Shakespeare, o final é feliz e tudo acaba bem.
Com estreia marcada para 4 de maio, o musical deve ficar até o final do ano e, dependendo do retorno do público, pode seguir em turnê pelo Brasil.
 
“Não vejo outra forma melhor para comemorar o cinquentenário (da Mônica) do que um espetáculo tão especial quanto esse”, finaliza Mauro.
 
Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta
Quando: estreia dia 4 de maio de 2013
Onde: Teatro Geo – Complexo Ohtake Cultural – Rua Coropés, 88, Pinheiros – São Paulo
Informações: (11) 3728-4925 – sac@teatrogeo.com.br
 
 
Recomendamos para você