Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Sem categoria 05.12.2014 05.12.2014

Momentos inesquecíveis de ‘Um Tira da Pesada’

Por Fernanda Oliveira
 
Lançado nos Estados Unidos no dia 5 dezembro de 1984, o filme Um Tira da Pesada completa 30 anos como um dos grandes sucessos do cinema. A comédia, que é estrelada por Eddie Murphy como o detetive de Detroit Axel Foley, ganhou duas sequências: Um Tira da Pesada II (1987) e Um Tira da Pesada III (1994).
 
E parece que a franquia estará de volta com Um Tira da Pesada IV. A Paramount Pictures anunciou a sua produção e divulgou março de 2016 como data de estreia do novo longa nos cinemas norte-americanos. Não foram informados muitos detalhes sobre o projeto, mas Murphy está confirmado no papel principal.
 
Logo, nota-se que, mesmo depois de três décadas do lançamento do primeiro filme, a série continua despertando interesse. É um daqueles casos em que é difícil esquecer de alguns pontos, personagens e cenas. Por isso, nesse trigésimo aniversário de Um Tira da Pesada, nós do SaraivaConteúdo fizemos uma lista para você recordar e dar boas risadas.
 
ATENÇÃO: CONTÉM SPOILER
 
1. RISADA ESCRACHADA DE AXEL FOLEY
 
Um Tira da Pesada foi o primeiro grande sucesso de Eddie Murphy na tela grande. Graças ao ator, Axel Foley é um dos personagens inesquecíveis do cinema. Ao mesmo tempo que é um detetive inteligente e astuto, tem um senso de humor apurado e consegue fazer piada de tudo. No entanto, as "tiradas" do agente de Detroit ficam ainda mais engraçadas quando acompanhadas de sua risada escrachada. Se você assistiu a um dos filmes, com certeza já "visualizou" uma das cenas.
 
2. CHEGADA A BEVERLY HILLS
 
No começo dos filmes Um Tira da Pesada e Um Tira da Pesada II, Foley chega a Beverly Hills dirigindo seu carro. Ele passa por pontos famosos como a Rodeo Drive, onde vê verdadeiras "figuras" andando pelas ruas. São referências clássicas dos anos 1980, como duas pessoas vestindo couro "à la" Michel Jackson no videoclipe da música "Thriller" e uma mulher passeando com seu cachorro com roupas de ginástica cor de rosa, o que arranca risadas do detetive recém-chegado a Los Angeles.
 
Na franquia Um Tira da Pesada, é possível ver diversas referências à cultura pop dos anos 1980
 
3. HOTEL EM BEVERLY HILLS
 

No primeiro longa da série, o detetive de Detroit se hospeda em um luxuoso hotel. O primeiro ponto engraçado é o contraste da extravagância do local com a simplicidade da bagagem de Foley, praticamente um "saco". Ao chegar à recepção, por não ter uma reserva, ele diz que é um repórter da Revista Rolling Stone que vai fazer uma entrevista com Michel Jackson, cujo título será "Michel Jackson sentado no topo do mundo". Cena impagável! Vale lembrar também o fascínio do policial pelos roupões do hotel, sendo que, quando termina sua estadia, ele leva alguns em seu "saco" e ainda dá um de presente para Billy Rosewood (Judge Reinhold) e outro para John Taggart (John Ashton), policiais de Beverly Hills que o ajudaram a encontrar o assassino de seu amigo Mikey Tandino (James Russo).


4. SERGE
 
Serge (Bronson Pinchot) é um vendedor da galeria de artes onde Jenny Summers (Lisa Eilbacher), amiga de infância de Foley, trabalha. O personagem aparece basicamente em duas cenas do primeiro filme da franquia, mas consegue se destacar em uma conversa cômica com o detetive sobre as peças vendidas no local e depois ao oferecer um café para Billy. Serge não está em Um Tira da Pesada II, mas felizmente volta no terceiro longa. A participação é curta, porém também é muita divertida. Dessa vez, vende armas, mas, como ele mesmo diz, "armas para sobreviver com estilo".
 
5. BILLY
 
Billy Rosewood é um policial de Beverly Hills que ajuda Foley a descobrir e prender o assassino de seu amigo Mikey Tandino. Ele se mostra bastante "inocente" em inúmeras cenas de Um Tira da Pesada. Por exemplo, quando é facilmente enganado por Foley, que coloca bananas no escapamento de seu carro, distraindo-o com um lanche do hotel de luxo servido em seu carro estacionado na rua. Ou quando imita o detetive de Detroit na tentativa de abrir uma janela sem disparar o alarme usando papel de chiclete – o que não dá certo, é claro. Porém, o policial de Beverly Hills tem um outro lado: o gosto por armas. Fato que é revelado de forma cômica em algumas cenas.
 
Serge rouba a cena nas curtas aparições em Um Tira da Pesada e Um Tira da Pesada III
Em cenas cômicas, o "inocente" Billy revela seu gosto por armas
 
6. CLUBES DE STRIPTEASE
 
Nos dois primeiros filmes da série, os policiais vão a clubes de striptease. Em Um Tira da Pesada, Foley rouba a cena com caras e bocas, dançando e gesticulando enquanto diz que a stripper gostou de Billy e na sequência percebe a presença de assaltantes no local. Já no segundo longa, Target é alvo de uma mentira do detetive de Detroit, que diz que ele é o ex-presidente dos Estados Unidos Gerald Ford, voltando as atenções de todos os presentes para o policial de Beverly Hills.
 
7. TRILHA SONORA
 
Ao falar de Um Tira da Pesada, não há como deixar de mencionar a trilha sonora. Ela é cheia de músicas que se tornaram hits dos anos 1980, como "The Heat is On", de Glenn Frey, "Neutron Dance", de Pointer Sisters, e "Stir It Up", de Patti LaBelle. Além disso, é impossível não citar a canção instrumental "Axel F", do compositor alemão Harold Faltermeyer. Quem não se lembra da introdução no teclado? Não é por acaso que essa trilha ganhou o Grammy 1986 na categoria "melhor trilha sonora – cinema".
 
Confira o videoclipe da música "Neutron Dance".
 
 
8. FIGURINO
 
Nos três filmes da franquia, os policiais de Beverly Hills são bastante formais, sempre usando ternos ou blazer e calça social. No entanto, as roupas de Foley evidenciam o que estava na moda na década de 1980. O jeans, camiseta e tênis são complementados pelo detetive com moletons, jaqueta jeans ou jaqueta bomber, além dos óculos estilo aviador.
 
9. LOIRA DO CRIME DO ALFABETO
 
A atriz dinamarquesa Brigitte Nielson faz parte do elenco de Um Tira da Pesada 2 interpretando a vilã Karla Fry. Componente da quadrilha responsável pelo Crime do Alfabeto, ela é extremamente séria, mas nem por isso deixa de ser alvo das piadas de Foley. Ao ser apresentado a Karla em um clube de tiro, o detetive de Detroit logo se impressiona com a altura da loira, ficando nas pontas dos pés. Na sequência em que assiste Karla atirando e observa suas pernas, ele simplesmente pergunta: "Quanto tempo leva para depilar as suas pernas?".
 
Brigitte Nielson interpreta a vilã Karla Fry em Um Tira da Pesada II
 
10. ANIQUILADOR 2000
 
Em Um Tira da Pesada III, entre as armas que Serge vende está o Aniquilador 2000. O instrumento tem um vídeo publicitário inesquecível. Repleto de mulheres de biquíni, ele mostra as diversas funções da arma, que, além de ser uma metralhadora e lançar granadas, também funciona como rádio AM-FM, tocador de CD, telefone celular, câmera, aparelho de fax etc. "Uma arma de luxo para uso pessoal". Antes de seguir para o parque WonderWorld para resolver o crime de falsificação de dinheiro e, então, prender o líder da quadrilha que também é responsável pela morte de seu chefe em Detroit, Foley adquire um Aniquilador 2000 com Serge, mas, com tantas funções diferentes, o policial se engana algumas vezes no seu uso durante o confronto com os criminosos, em uma cena que garante muitas risadas.
 
Foley se atrapalha com as diversas funções do Aniquilador 2000
 
 
Recomendamos para você